Para facilitar o escoamento das águas das chuvas, evitando a formação de focos de alagamento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está construindo um canal subterrâneo nas ruas José de Melo, Dr. José Almeida e Efren Fernandes Santos, no bairro Santos Dumont, zona norte da capital. Orçado em R$ 1.040.431,02, o novo canal terá 315 metros de extensão.
A obra vai substituir a antiga rede de drenagem, que já não comportava adequadamente o volume das águas em períodos chuvosos. Por ser uma área de declive, o novo canal foi projetado também com capacidade ampliada para captar o volume oriundo de algumas ruas do bairro Cidade Nova.
Após a conclusão dos serviços na rua Efren Fernandes Santos, as equipes da Emurb trabalham agora na limpeza da via e já começam a realizar a recuperação do pavimento. Em seguida, será iniciada a implantação das placas de concreto na rua José de Melo, que será interditada no decorrer da obra.
A funcionária pública Gardênia Lisboa acredita que a iniciativa da Prefeitura de Aracaju vai garantir mais qualidade de vida para a população do bairro. "Todo investimento feito em saneamento básico é sempre bem vindo. Que esse canal subterrâneo seja o primeiro de muitos", afirma a moradora.
O aposentado Francisco Oliveira compartilha da mesma opinião. Para ele as melhorias já são visíveis. "O serviço está sendo muito bem feito. As bocas de lobo são muito maiores, o que vai melhorar o escoamento das águas da chuva", afirma.
Já a estudante Daniele Barbosa espera ansiosa pela conclusão das obras. "Antes não podíamos sentar nas calçadas por causa do odor desagradável que vinha do canal, sem contar que era um risco para crianças e idosos. Agora que está coberto, estamos livres desse incômodo. Não vemos a hora de ver as ruas calçadas e tudo ficar bonito. Será melhor para todos nós, moradores", comemora.
Agilidade
Segundo o engenheiro Luiz José da Cunha, o serviço está dentro do prazo programado. "Na rua Efren Fernandes, o canal já foi coberto, faltando apenas concluir o acabamento e recompor a pavimentação. Já na Rua Dr. José Almeida, o serviço de complemento de drenagem e meio-fio prossegue em ritmo acelerado, o que facilitará os trabalhos na Rua José de Melo", ressalta.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a obra é símbolo do compromisso da administração municipal com a zona norte da cidade. "O nosso objetivo é solucionar os focos de alagamentos que se formavam no período chuvoso. É uma obra de engenharia complexa que vai trazer benefícios para todos os que residem no local e para os condutores que trafegam pela área", conclui.