Representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, participou na noite desta quinta-feira, 14, da abertura oficial da 11ª edição da Feira de Sergipe, considerada a maior vitrine da cultura e do talento do povo sergipano. O evento, promovido pelo Sebrae com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, acontece até o próximo dia 31 na praça de eventos da Orla da Atalaia, onde estão montados 294 estandes com artesanato, comidas típicas, cosméticos, confecções e outros produtos.
Após a abertura dos portões para o público, um grupo liderado pelo superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral, visitou a estrutura da feira, que conta com brinquedoteca, praça de alimentação, palco para desfiles e apresentações artísticas. Integrando a comitiva, Silvio Santos conduziu as autoridades presentes até o estande da Prefeitura de Aracaju, montado logo na entrada do evento.
Segundo o vice-prefeito, o município não podia deixar de apoiar e participar da Feira de Sergipe 2010. "Essa feira é uma das maiores do país e já faz parte do nosso calendário de eventos. A cada ano, ela cresce e se torna mais atrativa para as pessoas que moram em Aracaju e para aqueles que nos visitam nesta época do ano. Por isso, temos que parabenizar o Sebrae pela iniciativa e pela forma como vem consolidando esse evento, que é muito importante para a cidade e para todo o estado de Sergipe", afirmou Silvio Santos.
Para ele, além de ser uma opção de lazer, a feira representa uma oportunidade de bons negócios. "Estão aqui artesãos e pequenos produtores que têm, não só no evento, mas também a partir dele, a chance de divulgar e comercializar seus produtos. Isso fundamental para eles e para a economia local", avaliou o vice-prefeito.
"A Feira de Sergipe é uma contribuição muito grande que o Sebrae dá ao micro e pequeno negócio. E tem um significado todo especial também para o turismo, porque ocorre na Orla de Atalaia exatamente na alta estação, período em que, este ano em especial, verificamos uma quantidade de turistas muito acima da média", complementou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana, que na solenidade de abertura do evento representou o governador Marcelo Déda.
Novidades
A Feira de Sergipe 2010 traz duas novidades. A primeira delas é a duração. Enquanto no ano passado foram 13 dias de evento, este ano serão 18. "Estamos atendendo aos anseios dos expositores e visitantes", explicou Emanoel Sobral. Com a ampliação do número de dias, está sendo esperado um público de aproximadamente 120 mil pessoas até o término da feira.
A outra novidade é o espaço físico, que também cresceu. Nesta edição, os estandes estão distribuídos numa área de 6.800 m², o que garante mais conforto e facilidade de circulação e visualização para os visitantes.
O espaço também possibilitou a ampliação da participação de grupos folclóricos e artistas locais, que se apresentarão diariamente no evento para atrair e animar o público. "Além do artesanato, o outro foco principal da feira é a cultura. Temos aqui vários grupos folclóricos, quadrilhas juninas, trios de forró pé de serra e cantores sergipanos. É um evento grandioso, que não poderia ser realizado sem apoio. Por isso, a colaboração da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado é essencial e temos que agradecer ao poder público", destacou o superintendente do Sebrae.
Estande
Com 13 X 8 metros, o estande da Prefeitura de Aracaju, produzido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), chama a atenção dos visitantes por vários motivos. Um deles é a decoração, feita pelo artista plástico argentino Alfi Gristelli, que utilizou redes de pesca, palha, cerâmica, bordados e outros materiais para reproduzir a riqueza do artesanato local e as belezas naturais da capital sergipana. A ornamentação do espaço conta também com plantas distribuídas em espécies de jardins, idealizados e montados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), além de uma iluminação cênica especial.
Outro grande atrativo do estande é a presença de trios pé de serra, que entoam o ritmo musical mais característico do Nordeste e fazem muita gente dançar. Ao ouvir o toque da sanfona, o aposentado Valfredo Azevedo, de Salvador, arrastou sua família para o local. Preferiu ficar sentado, mas foi contagiado pelo forró. "É muito bom! Gostei demais disso aqui. Todo ano venho uma vez por ano de Salvador com minha família para passar uns dias nessa cidade. Aracaju tem muitas belezas, é uma cidade boa pra se viver", elogiou o turista.
"Além de atrações musicais, o estande da Prefeitura de Aracaju tem muito material informativo sobre as potencialidades da cidade e também material de divulgação dos nossos principais eventos: o Projeto Verão, o Pré-Caju e, em especial, o Forró Caju. Temos também trabalhos artesanais feitos por pessoas atendidas pela Semasc e pela Fundat, além de comidas típicas. Estamos fazendo o possível para que o turista que chega ao nosso estande seja bem recebido e saia com uma boa impressão da cidade", ressaltou o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite.