Crianças de creche municipal são diplomadas em formatura

Educação
18/01/2010 10h10
Início > Notícias > Crianças de creche municipal são diplomadas em formatura

Com muito entusiasmo e animação, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, foram diplomados na semana passada. Numa celebração inovadora na rede de ensino de Aracaju, a ‘Formatura dos Fraldinhas’ contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e oficializou a passagem de 24 crianças da creche para a pré-escola.

A área de recreação da unidade escolar já não parecia mais a mesma. Estava com o silêncio emocionado dos familiares e ornamentada com bancos de recepção para os formandos, mesa para as patronesses e paraninfas, balões e tapete vermelhos. Pronta para celebrar o primeiro dos muitos rituais de passagem na vida dos formandos. Para o coordenador geral, Cleverton de Almeida, o evento sintetizou uma vontade de finalizar as atividades da primeira turma de creche da Emef João Paulo II.

“Sinto-me honrado em celebrar esta formatura por dois grandes motivos: primeiro, por esta turma estar na unidade de ensino desde sua inauguração em 2007; e segundo por esta ser a primeira turma que completa os três ciclos de ensino da creche. Por isso, reforço que essas 24 crianças que se vincularam afetivamente durante esse tempo, permanecerão sempre conosco, independente do rumo que elas virem a seguir”, discursou Cleverton em comemoração.

De acordo com a diretora de ensino da Semed e patronesse da formatura, Niraildes Machado, a realização de um evento inovador serve como estímulo para o estudo dos formandos e maior dedicação para os professores.

“Como a educação transforma, acredito que a formatura seja um começo, o início de um incentivo na vida dessas crianças a continuarem estudando e buscando o melhor para elas. Fico entusiasmada com os bons resultados dessa creche, por ela ter surgido de um pensamento especial, o de levar ensino a um bairro distante e de difícil acesso na cidade, definindo positivamente a primeira etapa da educação infantil na história curricular desses meninos”, frisou a patronesse da turma.

Segundo a professora da creche, Rivanda Santos, o momento serviu também para rememorar as atividades realizadas durante três anos de ensino e destacar os acertos na educação infantil. “Ao longo desses anos, tratamos a creche como uma fase de preparação para a pré-escola. Nessa etapa, os alunos aprenderam a comunicação inicial do mundo com ludicidade, através de atividades diferenciadas e saem agora sabendo as cores, os números, as letras. E sem sombra de dúvidas, os 24 fraldinhas formandos estão muito bem preparados e com uma boa base educacional”, afirmou Rivanda com expectativas.

Presente na comemoração, Edna Brito, de 31 anos, moradora do bairro Santa Maria e mãe de três filhos, disse estar emocionada com a conquista da filha caçula, a fraldinha Luciele Carolaine.

“Os três anos que minha filha passou aqui foram valiosos. Hoje ela já sabe escrever o nome, contar de 1 a 10 e dizer as vogais. As professoras sempre acolheram bem os alunos e trataram os pais com carinho. Agora, estou um pouco nervosa pra ver minha menina recebendo o diploma, acho que vou até chorar”, contou a mãe com ansiedade.

Na formatura, após apresentação de imagens homenageando as sete professoras da creche, foi realizada a entrega dos diplomas aos formandos pelas mãos das patronesses, Niraildes Machado, diretora de ensino, e Maria José Barreto, coordenadora de educação infantil da Semed, e também pelas paraninfas, as professoras Nerita Carvalho e Marineide de Jesus.

Noite do Pijama

Sempre de forma inovadora, a Emef. Papa João Paulo II também promoveu no último dia 8 de outubro um evento diferenciado. A ‘Noite do Pijama' comemorou o Mês das Crianças e proporcionou aos 30 estudantes envolvidos, com idade entre um e três anos, uma noite com muita recreação, vídeos, músicas, jogos, brincadeiras e um cardápio especial.

Os objetivos dessa iniciativa, já realizada em escolas particulares, foram estreitar as relações com a comunidade, aproximar os estudantes do ambiente educativo e de fazê-los vivenciar experiências únicas. As atividades contaram com a orientação de seis pedagogas, dois auxiliares de serviços gerais, uma cozinheira, dois coordenadores e um suporte pedagógico, que deram plantão durante a noite. Além da participação dos profissionais e funcionários da educação, três guardas municipais contribuíram com a segurança do evento.