Prefeito prestigia posse do novo conselho da OAB

Agência Aracaju de Notícias
19/01/2010 09h06

Na noite dessa segunda-feira, 18, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, compareceu à posse festiva dos novos diretores e conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Sergipe (OAB/SE). A cerimônia aconteceu no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros e foi prestigiada por diversas autoridades. "Trata-se de uma entidade que é um orgulho para todos nós, que tem e sempre terá um grande papel na construção de uma sociedade democrática, plural e mais justa", ressaltou o prefeito. Entre os presentes também estavam o governador Marcelo Déda e o presidente nacional da OAB, Cezar Britto.

Eleitos no mês de novembro, os novos dirigentes da entidade que representa os advogados tomaram posse no dia 1º de janeiro deste ano. Após dois mandatos e seis anos de gestão, Henry Clay Andrade passou a presidência para Carlos Augusto Monteiro. "A OAB segue em boas mãos. O trabalho de Carlos Augusto certamente dará continuidade ao de Henry Clay e Cezar Britto, que têm projetado a OAB de Sergipe do ponto de vista nacional, ao mesmo tempo em que defendem os interesses da sociedade", afirmou o prefeito de Aracaju, enfatizando que o órgão deverá seguir cumprindo seu papel.

A cerimônia foi marcada por uma série de homenagens ao gestor anterior e aos novos diretores. Visivelmente emocionado no momento em que concluiu seu segundo mandato, Henry Clay disse estar com a consciência leve e tranquila por ter participado de uma gestão junto com valorosos colegas advogados e cumprido a missão de defender o estado democrático de direito e a advocacia. Segundo ele, a experiência foi enriquecedora. "A OAB é a maior instituição da sociedade civil e tem uma enorme credibilidade no seio da sociedade brasileira", complementou.

Diante de um auditório repleto de juristas, o novo presidente agradeceu o companheirismo do colega, que o apoiou durante as eleições da entidade. "Esta posse não é minha, é de um coletivo. Quiseram os colegas advogados de Sergipe que hoje estivéssemos aqui reunidos, em solenidade, para no ano 75 de nossa Ordem, tomarmos a frente desse imprescindível órgão desse corpo saudável chamado democracia", discursou Carlos Augusto.

A posse do novo presidente da seccional Sergipe também representou um dos últimos atos públicos de Cezar Britto à frente da OAB nacional. Em fevereiro ele será substituído por Ophir Cavalcante, que também compareceu ao evento. "Nós dizemos que a gestão na Ordem é como uma corrida de obstáculos e que cada presidente deve correr de forma mais veloz do que o outro, mas sempre fazendo com que o resultado seja uma somação de esforços. Na OAB é assim mesmo, cada um sendo melhor que o outro", pontuou Britto.

De acordo com o governador Marcelo Déda, que ao cursar Direito na Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi colega de turma do segundo sergipano a presidir o conselho Federal da OAB - o primeiro foi Alberto Barreto de Melo, entre 1965 e 67 -, o Governo do Estado estará sempre à disposição dos advogados. "Estamos abertos a toda parceria que for necessária para a promoção da carreira dos advogados, para a promoção da atividade dos advogados, sobretudo para o trabalho mais importante da OAB, que é a defesa da ordem jurídica, a luta pelo aperfeiçoamento das leis e da constituição, no sentido de fazer do Brasil uma democracia justa", concluiu.

Presenças

Estiveram presentes na posse festiva dos novos diretores da OAB o representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jorge Hélio Chagas; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Ronald Christian; a secretária geral da OAB nacional, Clea Carpi; além de presidentes de Conselhos Seccionais da OAB de alguns estados brasileiros. Também prestigiaram o evento desembargadores, políticos, juízes, promotores de justiça, autoridades eclesiásticas, representantes de sindicatos de classe, empresários, entre outros.