Edvaldo acompanha posse da nova presidência do TRE

Agência Aracaju de Notícias
19/01/2010 08h39

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhou nesta segunda-feira, dia 18, a posse da nova presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que aconteceu na sede da entidade, no bairro Capucho. Assumiu a função de presidente o desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, e de vice e corregedora-geral, a desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira. Eles comandarão as eleições gerais de 2010 em Sergipe, quando serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

A solenidade foi prestigiada por dezenas de autoridades, que exaltaram a eleição dos integrantes da nova gestão, ocorrida por aclamação no último dia 8, pelos juízes membros do TRE. Para Edvaldo, os desembargadores Luiz Mendonça e Suzana Carvalho engrandecem a magistratura sergipana. "Ambos possuem experiência, compromisso e sensibilidade social. Com certeza eles vão enfrentar de forma brilhante esse grande desafio que é dirigir o Tribunal num ano de eleição", afirmou o prefeito da capital.

Também presente à solenidade e participando da mesa de honra, o governador do Estado, Marcelo Déda, disse que os desembargadores Luiz Mendonça e Suzana Carvalho são pessoas públicas com reputação ilibada e magistrados experientes, credenciados a exercerem a presidência do TRE com independência e lisura. "Penso que o TRE estará em boas mãos, mantendo a tradição desse órgão de julgar com base na lei e na democracia. Por isso as eleições em Sergipe deverão ocorrer da melhor forma", destacou Déda.

A sessão especial foi aberta pelo presidente em exercício e juiz-membro efetivo da classe jurista do TRE, Álvaro Joaquim Fraga, que ocupou o cargo durante 11 dias, após o fim da gestão do desembargador Cláudio Dinart Déda Chagas. O ex-presidente foi mais um que prestigiou a posse e desejou sucesso aos novos gestores. "A partir de agora, sinto-me motivado para cumprir outras missões, com a certeza de que o TRE será conduzido por boas mãos neste biênio 2010-2011", disse o ex-presidente.

Já como presidente empossado, Luiz Mendonça, lembrou a grandeza da missão que assume. "Sei que é um desafio. Pretendo realizar um trabalho sério, transparente, buscando principalmente aplicar a lei eleitoral. Antes como vice-presidente e corregedor desse sodalício, vou para uma função na qual espero corresponder às expectativas. Examinarei as matérias que estiverem sobre a minha apreciação e farei de tudo para realizar uma eleição tranquila e com os critérios que a lei determina", ressaltou o desembargador.

Presenças

Além do juiz Álvaro Fraga, a cerimônia de posse teve a participação dos juizes Arthur Napoleão Teixeira Filho, membro efetivo da classe juiz federal; Gilson Félix Santos e José Anselmo de Oliveira, membros efetivos da classe juiz de direito; Denise Maria de Barros Figueiredo, também membro da classe jurista; e o representante do Ministério Público, o procurador regional eleitoral Paulo Gustavo Guedes Fontes.

Também fizeram parte da mesa de honra, ao lado do governador Marcelo Déda, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto; a procuradora-geral de Justiça, Maria Cristina Foz Mendonça; e o deputado estadual Antônio Passos, representando a presidência da Assembléia Legislativa.

Ainda prestigiaram o evento, os deputados federais Albano Franco e Laércio Oliveira; o ex-governador João Alves Filho; o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes;;o superintendente da Polícia Civil, João Batista Júnior, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento; além de procuradores e promotores de Justiça, prefeitos de municípios do interior e funcionários do TRE.