PMA realiza aula inaugural dos cursos para beneficiários do Bolsa Família

Assistência Social e Cidadania
19/01/2010 16h23

O Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para os beneficiários do Programa Bolsa Família (Planseq) é uma importante porta de saída para pessoas que recebem o benefício do Governo Federal. Foi pensando nisso que foi criado o Planseq, que tem como principal objetivo implementar um modelo unificado de ações complementares que ampliem as oportunidades de inclusão ocupacional dos trabalhadores beneficiários do programa, adequando a oferta de cursos de qualificação profissional às demandas de mão-de-obra regionais.

Nesse sentido, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início na manhã desta terça-feira, 19, à aula inaugural. Cerca de 280 pessoas irão participar da primeira fase do plano e estarão aprendendo profissões em seis cursos. O Planseq é uma parceria da Semasc, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), Ministério do Trabalho e Emprego e Serviço Nacional da Indústria (Senai).

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, acompanhou o evento e ressaltou importância da oportunidade dos beneficiários do programa estarem se qualificando e buscando meios para melhorar, ainda mais, a qualidade de vida. “Essa é uma oportunidade única na vida de cada um, na mudança de paradigma, ou mesmo a quebra de preconceito de uma sociedade ainda machista. Quero dizer da minha alegria no dia de hoje, em ver tantas mulheres aqui presentes e envolvidas em cursos que antes eram direcionados ao sexo masculino", ressaltou.

"O Bolsa Família é o maior programa que contamos hoje na área da assistência social e que na maioria das vezes vem sendo criticado como comodismo para as famílias, mas o objetivo do programa é fazer com que as pessoas busquem outros horizontes e possam ser inseridos no mercado de trabalho", afirmou Rosária Rabelo.

Para o secretário de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social, José Macedo Sobral, a participação das mulheres nos cursos direcionados a construção civil é um marco importante para Sergipe. "Esse programa tem o valor de investimento do Governo Federal, Estadual, o Senai como órgão instrutor dos cursos e a Prefeitura de Aracaju por intermédio da Semasc, através dos beneficiários do programa Bolsa Família. A gente tem observado que o público feminino tem absorvido cada vez mais o mercado de trabalho, principalmente na área da construção civil, que antes estava relacionada ao homem", informou.

"Para mim, é uma alegria muito grande em participar de um curso profissionalizante como este, no qual, só os homens poderiam exercer essa profissão. No entanto, as mulheres estão ai, com vontade de aprender e também contribuir em casa na renda familiar. Agora é só esperar, estou ansiosa", declarou a beneficiária do Bolsa Família, Elze Santana, 38.

Os cursos

Ao todo serão disponibilizadas 721 vagas. Nesse primeiro momento serão seis cursos profissionalizantes nas áreas de pedreiro polivalente de infraestrutura; pedreiro azulejista; reparador predial; pintor predial; instalador hidráulico de infraestrutura; e eletricista de baixa tensão. Todos os cursos serão realizados na sede do Senai, localizada no bairro Augusto Franco, e terão carga horária de 200 horas, sendo 40h de habilidades básicas e 160h de habilidades específicas. Ao todo, serão 280 alunos divididos em turmas de 20 aprendizes.

Funcionamento

Para participar do plano setorial é preciso ser membro de família beneficiária do Programa Bolsa Família, possuir idade acima de 18 anos e ter, pelo menos, a 4ª série do ensino fundamental completa. Ao final do curso, os participantes que tiverem frequência mínima de 85% e parecer emitido pela coordenação pedagógica indicando bom aproveitamento receberão certificado. Após a conclusão, o Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) realizará a atualização do histórico do trabalhador, a intermediação e o encaminhamento para as vagas de emprego.

Ajuda de custo

Àqueles que irão participar dos cursos profissionalizantes, está prevista no projeto inicial a oferta de vale-transporte e lanche para que não haja nenhum tipo de despesa e os alunos possam aproveitar ao máximo as aulas.