Edvaldo prestigia formatura do Instituto Luciano Barreto

Agência Aracaju de Notícias
20/01/2010 08h58
Início > Notícias > Edvaldo prestigia formatura do Instituto Luciano Barreto

Mais mil jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 25 anos, foram capacitados pelo projeto "Conectando com a Vida", do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), mantido pela Construtora Celi. Após um ano de cursos, palestras, exposições e atividades culturais, a formatura aconteceu na noite dessa terça-feira, 19, no Espaço Emes. Foi a sexta edição do evento, que mais uma vez contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, na solenidade que marcou também o início de um novo ciclo de atividades.

No decorrer de 2009, os alunos aprimoraram seus conhecimentos em disciplinas como matemática, português e informática básica. Também integram o projeto aulas de teatro, cerâmica, canto e coral. "É o sexto ano que estou presente; nunca deixei de participar porque considero este momento muito especial. É um misto de alegria, amor e solidariedade", discursou o prefeito de Aracaju, destacando o sentimento dos pais dos alunos, que muitas vezes querem que seus filhos melhorem nos estudos, mas não têm condições de pagar um curso particular.

Edvaldo exaltou ainda o gesto do diretor-presidente da Celi e de sua esposa, a presidente do ILBJ, Maria Celi, que "não transformaram a dor da perda do filho querido em rancor, mas sim em um ato de amor e solidariedade como vemos aqui hoje. É um gesto que todo cidadão tem que aplaudir", destacou o prefeito, em alusão à origem da instituição, que surgiu a partir do ideal do jovem empresário Luciano Júnior, que há sete anos faleceu num acidente de carro.

"Vejo na face de cada um desses meninos a imagem de meu filho, com as mesmas ansiedades e angustias, mas acima de tudo precisando de muito carinho, apoio e estímulo. Através da perda estamos realizando o grande sonho da vida de Luciano Junior. Esse é um compromisso que nós temos com a sociedade de Sergipe, de fazer esse projeto cada vez melhor", afirmou Luciano Barreto. "Hoje é um dia de alegria e eu sei que meu filho também está muito feliz", acrescentou Maria Celi.

O jovem Israel de Santana Silva, 16, foi o escolhido para falar em nome dos demais formandos. "Conheci o instituto por influência de minha irmã, que também foi aluna", contou o estudante, que ao ver a irmã ser aprovada no vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), não pensou duas vezes: "Depois disso resolvi entrar também e hoje sou muito grato por tudo que aprendi", complementou Israel, que espera aproveitar esse aprendizado numa futura graduação em Relações Internacionais.

Presenças

Diversas autoridades locais prestigiaram a formatura da sexta turma do projeto "Conectando com a Vida". Entre eles estava o vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, que disse ver Luciano Barreto como um ‘construtor de sonhos'. "Ele perdeu um filho, mas ganhou milhares de outros", exaltou.

Também compareceram à cerimônia o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados federais Jackson Barreto, Eduardo Amorim, Valadares Filho e José Carlos Machado, o presidente do Banese, Saumineo Nascimento, os secretários de Estado do Meio Ambiente, Marcio Macedo, da Saúde, Rogério Carvalho, e da Infra-estrutura, Valmor Barbosa, entre outros.

ILBJ

Fundado em 2003, o Instituto Luciano Barreto Junior é uma instituição de responsabilidade social que recebe cerca de R$ 1,5milhão em investimento anualmente - sua mantenedora única é a construtora Celi. Para formar cerca de mil alunos a cada final de ano, o ILBJ conta com uma equipe pedagógica formada por duas pedagogas e 15 professores, além de uma bibliotecária, uma psicóloga e uma assistente social. Sua sede fica na avenida Barão de Maruim, Centro de Aracaju.