Secretaria Municipal de Saúde vai atuar no Pré-Caju 2010

Saúde
21/01/2010 16h25

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai participar do Pré-Caju 2010, disponibilizando nas noites de folia três equipamentos sociais: o Posto Avançado do SAMU-Aracaju, o ponto da Covisa e a Barraca da Prevenção do Programa Municipal de DST/Aids. A intenção é garantir qualidade no atendimento, prevenção, segurança e informação em saúde.

O Posto Avançado do SAMU-Aracaju, montado nas proximidades do Parque Augusto Franco (Sementeira), vai disponibilizar um total de 14 leitos. "Serão 12 na área amarela, para o atendimento de ocorrências não muito graves, como alcoolismo, pequenos cortes ou agressão física. Outros dois leitos estarão disponíveis para os casos de maior gravidade", explica a coordenadora do SAMU Aracaju, Waneska Barbosa.

De acordo com ela, cinco veículos darão suporte no atendimento de urgência aos foliões. "Além do posto, três carros estarão disponíveis em pontos estratégicos: rua Anízio Azevedo, avenida Francisco Porto e rua Flávio Prado. Outros dois carros ficarão no próprio posto, para os casos em que for necessário transferir os pacientes", destaca a coordenadora.

Covisa

A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) vai atuar na fiscalização da venda de alimentos e bebidas durante a prévia carnavalesca. "Entre as principais medidas que devem ser adotadas pelos comerciantes, destacamos o uso de água potável na higienização das mãos e no manejo de alimentos; o uso de gelo, espetinhos e canudos de origem conhecida e em embalagens individuais e lacradas; e ainda a disponibilização de katchups, maioneses e mostardas apenas sob a forma de sachês", lembra a assessora da Covisa, Jacklene Andrade.

Segundo ela, todas as barracas serão fiscalizadas durante os quatro dias de festa. "Caso seja identificado algum produto que ofereça risco à saúde, este será imediatamente recolhido", adverte Jacklene Andrade.

Prevenção

Neste Pré-Caju, o Programa Municipal DST/Aids vai disponibilizar dois pontos estratégicos para aumentar o acesso da população aos preservativos. "O primeiro ponto está localizado nas proximidades da Ponte da Coroa do Meio, que dá acesso ao shopping Riomar, com o objetivo de atingir os foliões da pipoca. Já o segundo ponto, situado nas imediações do corredor da folia, deve  atrair os foliões dos blocos", afirma o técnico do Programa DST/Aids, Andrey Lima.

Cerca de 45 mil preservativos serão distribuídos nos quatro dias de festa. "Além dos preservativos, também estaremos distribuindo a bandana da campanha 'Vista-se', para estimular o uso da camisinha e a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis", pontua o técnico.