Blocos da PMA são destaque na 2ª noite de folia

Cultura
23/01/2010 03h27

Doze atrações encheram a avenida de cores, calor e animação nesta segunda noite do Pré-Caju Verão 2010, uma das mais disputadas da prévia carnavalesca. Entre os blocos que fizeram a alegria da multidão, dois se destacaram pela participação maciça dos foliões: o Bloco Tá Limpo, puxado pela banda sergipana Naurêa, e o Bloco da Qualidade de Vida, que trouxe a banda Chica Fé, ambos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, que acompanhou a passagem dos trios do camarote da PMA no Corredor da Folia, o Pré-Caju cresce a cada ano e os blocos sem corda ajudam a engrandecer o evento e tornam a festa ainda mais democrática, ao incluir foliões de todas as classes sociais, idades e preferências musicais.

"É muito bom ver a participação e a aprovação das pessoas. O Pré-Caju é isso: alegria, felicidade, diversão, cultura. É uma festa que valoriza a nossa gente, atrai turistas, movimenta a economia e projeta uma imagem positiva da nossa cidade. Por isso, quanto mais gente pulando na avenida melhor", disse Edvaldo Nogueira.

Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, com os trios sem corda, a pipoca passa a ser bloco. "É uma maneira sutil, inteligente e divertida de incorporar a pipoca ao circuito oficial", falou, ao elogiar a Prefeitura de Aracaju por dar espaço e oportunidade àqueles que não têm abada.

Tá Limpo

Durante a passagem do Bloco Tá Limpo (antigo Bloco da Limpeza), que nesta edição do Pré-Caju completa 15 anos de existência, Edvaldo fez questão de descer do camarote para curtir a folia ao lado dos garis e das margaridas. Com a proposta de despertar a consciência ecológica, incentivando a coleta seletiva e a reciclagem, o bloco veio com novidades este ano.

Além da banda de frevo, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) viabilizaram, pela primeira vez, o desfile de um mini-trio com artistas locais. Nesta segunda noite de festa, foi a banda Naurêa que agitou a multidão.

Agentes de limpeza

Vestidos de agentes de limpeza e usando chapéus feitos com papel reciclado, os integrantes da banda agradaram os foliões com seu sambaião. A estudante Sílvia Janaína foi uma das que aprovou a novidade. "Estou adorando a participação da Naurêa. Acho ótimo ver nesta festa não só artistas da Bahia, mas também daqui de Sergipe. É uma prova da valorização da cultura popular e do que é nosso", elogiou.

Os garis e as margaridas não pararam de dançar um só segundo. "A gente está se divertindo e ao mesmo tempo levando uma mensagem importante para a sociedade. As pessoas precisam saber como o reaproveitamento de materiais é bom para todo mundo", ressaltou a servidora Ana Valdilene, que participa do projeto Oficina de Papel da Emsurb.  

"Essas questões levantadas pelos blocos do município são um incentivo ao exercício da cidadania e reforçam o título de capital brasileira da qualidade de vida conquistado pela nossa cidade", declarou o gerente de comunicação da Petrobras, Luiz Roberto, durante visita do prefeito ao camarote da empresa de petróleo e gás.

Atrações

Além de Naurêa e Chica Fé, também passaram pela avenida na noite desta quinta-feira as bandas Jammil, Eva, Aviões do Forró, Se Ligue, Jambahia, Dragões do Forró, Capitão Axé e Artmania. Na passagem pelo Corredor da Folia, todos os artistas pararam em frente ao camarote da PMA para cumprimentar Edvaldo e elogiar a cidade e a festa.

"Aracaju continua linda! Parabéns, Edvaldo, pelo trabalho. E continue tratando essa cidade do jeito que ela merece", disse Tuca, vocalista da banda Jammil. "Sempre fico impressionado com a tranquilidade de Aracaju. Em todo o percurso não vimos nenhuma briga", destacou Sérgio Fernandes, da banda Chica Fé.

"Parabéns à Prefeitura de Aracaju, que não mede esforços para colaborar com esta festa, que é reconhecida em todo lugar. É por isso que Aracaju é a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo", afirmou Xandy, que comandou o agito no bloco Aviões Elétrico.