O prefeito de Aracaju em exercício, Silvio Santos, visitou na manhã desta segunda-feira, 25, as vias que estão em obras no bairro Atalaia, Zona Sul da capital sergipana. A visita foi acompanhada pelo presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, e por engenheiros do órgão.
A ação foi iniciada na avenida Poeta Vinicius de Moraes e passou ainda pela rua Poeta Manoel Bandeira. O objetivo foi verificar o andamento da obras, que incluem drenagem, pavimentação e terraplanagem, e constatar se algum morador, de forma irregular, ligou o esgoto sanitário à rede de águas fluviais.
"Pedimos que os moradores não façam ligação clandestina jogando esgoto sanitário na rede pluvial, pois, em caso de chuvas, os dejetos retornam às casas, ou seja, os prejudicados são os próprios moradores", explicou Silvio Santos.
Segundo o prefeito, o ritmo das obras, iniciadas em novembro de 2009, está dentro do cronograma. A previsão de conclusão é em abril deste ano. O volume de investimentos chega a R$ 8 milhões em recursos próprios do município. Dez vias, sendo nove ruas e a avenida Poeta Vinicius de Moraes, vão receber 17 km de meio-fio, 9 km de pavimentação e 14.173 toneladas de asfalto.
Vazão
A intervenção do município deve minimizar a vazão de água para a região do residencial Costa do Sol, localizado na avenida Melício Machado. "Com a obra no bairro Atalaia, o residencial Costa do Sol será beneficiado, mas temos conhecimento que os problemas daquela região só serão definitivamente resolvidos com a construção do canal", observou o prefeito em exercício.
O presidente da Emurb, Paulo Costa, explicou que, em algumas ruas, serão realizadas drenagem, pavimentação e terraplanagem. Outras vão receber apenas terraplanagem e pavimentação, uma vez que a drenagem já foi realizada. Serão contempladas as ruas Jordão de Oliveira, Braúlio Costa, José Leite Prado, Napoleão Dórea, João Carvalho, Francisco Rabelo, Benin Araújo, Acrísio Gomes Fortes e Rua Projetada.
"Desde que Marcelo Déda assumiu a Prefeitura de Aracaju, ele empreendeu um novo ritmo de projeto administrativo. O prefeito Edvaldo Nogueira e Silvio Santos deram continuidade e aprimoraram a técnica de trabalho implementada. Agora trabalhamos para que as águas fluviais não fiquem estagnadas na rua. Isso onera a obra, mas é importante para a população", enfatizou Paulo Costa.
As bocas de lobo, que eram implantadas com distância de 50 a 80 metros entre uma e outra, agora ficam entre 30 e 40 metros, o permite a captação de um maior volume de chuva ao longo da rua. A depender do projeto, os tubos têm diâmetro maior. "Como o bairro Atalaia é uma região baixa, nós aumentamos o diâmetro para suportar mais água. Gastamos mais, porém a população tem mais conforto", explicou o presidente da Emurb.
Emenda
Em coletiva realizada em novembro do ano passado, o prefeito Edvaldo Nogueira - em férias até o próximo dia 9 de fevereiro - anunciou a liberação de uma emenda de bancada para Aracaju no valor de R$ 10 milhões para a urbanização da segunda etapa do bairro Atalaia. A estimativa é que a licitação seja realizada ainda este ano para que, até meados de 2010, as obras sejam iniciadas.