Atuação da SMS no Pré-Caju 2010 supera expectativas

Saúde
25/01/2010 17h50
Início > Notícias > Atuação da SMS no Pré-Caju 2010 supera expectativas

O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante as quatros noites de Pré-Caju 2010 alcançou resultados positivos na vigilância em saúde e prevenção. O balanço geral das ações da Vigilância Sanitária de Aracaju e do Programa Municipal DST/Aids aponta que os dois serviços atingiram as metas estabelecidas para a prévia carnavalesca.

Técnicos da Coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 25, para avaliar os dados registrados durante cada dia da festa. "Este ano tivemos uma atuação satisfatória com relação à quantidade de estabelecimentos inspecionados, que superou as nossas expectativas. A capacitação a que os comerciantes foram submetidos antes do Pré-Caju foi essencial. Tanto que só realizamos dois tipos de apreensão: cerca de 10 mil canudos não embalados e 50 bisnagas de maionese e katchups", destacou a coordenadora da Covisa, Ana Angélica Costa.

Neste Pré-Caju, o circuito da folia foi dividido em seis áreas. O objetivo foi facilitar a ação dos 20 fiscais sanitários que trabalharam na prévia carnavalesca. "Por noite, uma média de 200 comércios foram montados dentro do circuito, o que totaliza cerca de 200 inspeções diárias. Também inspecionamos a área externa ao circuito, fiscalizando o comércio ambulante", acrescentou Ana Angélica.

Ainda segundo ela, um total de 50% dos bares situados entre o trecho que fica nas proximidades do shopping até a entrada do corredor da folia, foram fiscalizados. "Todos esses bares receberam o selo de aprovação da Vigilância Sanitária durante as quatro noites de fiscalização", contou.

DST/Aids

O Programa Municipal DST/Aids distribuiu cerca de 45 mil preservativos no Pré-Caju 2010. Além dos preservativos, também foram distribuídas bandanas da campanha 'Vista-se', com o intuito de estimular o uso da camisinha na prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Foram disponibilizados dois Pontos da Prevenção em lugares estratégicos, para aumentar o acesso da população. O primeiro ponto foi montado nas proximidades da Ponte da Coroa do Meio, que dá acesso ao shopping Riomar, com o objetivo de atingir os foliões da pipoca. Já o segundo ponto, situado nas imediações do corredor da folia, teve como público-alvo os foliões dos blocos. "Essa estratégia surtiu um efeito maravilhoso, pois tivemos uma grande procura por parte de ambos os públicos", afirmou a técnica do Programa DST/Aids de Aracaju, Darcy Rocha.