Na manhã desta terça-feira, 26, o prefeito de Aracaju em exercício, Silvio Santos, visitou a Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio. O objetivo foi acompanhar as atividades, em especial as ações de combate à dengue na localidade, e verificar as consequências dos recentes atos de vandalismo que danificaram o prédio.
Durante a visita, Silvio disse que os danos serão reparados imediatamente. "A Secretaria de Saúde já tomou providências e hoje mesmo os profissionais já estão vindo para realizar alguns serviços. Eles vão pintar a parede pichada e trocar uma cerca de contenção que foi quebrada", garantiu.
A USF Hugo Gurgel havia sido pintada há três meses, mas logo na primeira semana da obra concluída, parte do muro foi pichada. O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, que acompanhou a visita, solicitou o apoio dos moradores na conservação da unidade de saúde, que serve a toda a comunidade.
"Temos como meta manter as unidade sempre acolhedoras, limpas e bem cuidadas", disse Marcos Ramos, acrescentando que estão em reforma as USFs Humberto Mourão, Celso Daniel e Onésimo Pinto.
Dengue
O prefeito em exercício também aproveitou a visita para conversar com agentes de saúde e endemias e pedir que as ações de combate à dengue sejam intensificadas na localidade. "Pedimos maior empenho e colaboração deles, porque aqui na Coroa do Meio o índice de infestação está um pouco maior do que a média da cidade, como apontou o último LIRAa [Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti]", explicou.
Apesar de o índice de infestação do bairro estar em 2,8, enquanto a média na capital é de 1,6, Silvio ressaltou que não há necessidade de medo. "O índice está controlado, mas, como está um pouco mais alto, é preciso que os moradores e os agentes redobrem o cuidado", destacou o prefeito em exercício.
O secretário municipal de Saúde lembrou que a redução de 97% no número de casos de dengue entre os anos de 2008 e 2009 foi uma conquista da população. "Para que os números continuem a cair, é necessário o apoio de todos no sentido de evitar o acúmulo de água em ralos, lavanderias e outros depósitos que podem se tornar criadouros do mosquito", falou.