A ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou no ano de 2009 o maior número de atendimentos desde a sua implantação, em 2002. Foram computadas 4.154 demandas no ano passado, o que representa um aumento de 14,83% em comparação ao ano de 2008. Os números fazem parte do levantamento anual da gestão municipal da ouvidoria em saúde, concluído esta semana.
O resultado alcançado em 2009, segundo a coordenadora da ouvidoria da SMS, Diana Vigínia Melo de Freitas, é atribuído à maior divulgação do papel da ouvidoria municipal. "A reimplantação da caixa de sugestões, a credibilidade dos usuários e a parceria dos gestores foram fundamentais para atingirmos esse sucesso", afirmou a gestora.
De acordo com Diana, a ouvidoria do SUS Aracaju oferece ao cidadão residente na capital um canal direto de comunicação com o sistema de saúde. "A ouvidoria funciona como uma ferramenta de controle social e gestão. Ela acolhe as manifestações dos cidadãos, efetua o encaminhamento da demanda e dá retorno ao usuário, buscando a resolução dos problemas apresentados", explica.
Papel da ouvidoria
A ouvidoria da SMS é um instrumento que transmite aos gestores a percepção e a voz dos usuários dos serviços de saúde de Aracaju. É um meio através do qual a população pode manifestar suas opiniões e críticas contra eventuais falhas no atendimento e na gestão, além de transmitir elogios e sugestões para melhorar a prestação dos serviços.
Para entrar em contato com a ouvidoria da SMS, basta ligar para os números 156 ou 31791080. Se preferir, o cidadão pode buscar atendimento presencial (de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na sede da secretaria, localizada na rua Sergipe, 1310, no Bairro Siqueira Campos).
As caixas de sugestão encontradas nas 43 Unidades de Saúde da Família (USF) da capital também são opções de contato para os usuários que desejarem se manifestar sobre os serviços de saúde em Aracaju. O e-mail da ouvidoria é o saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br .