Escolas municipais realizam matrículas

Educação
28/01/2010 09h49
Início > Notícias > Escolas municipais realizam matrículas

Boa parte das escolas municipais encerra o período de matrículas para alunos da educação infantil e do ensino fundamental nesta sexta-feira, 29. Outras decidiram estender o prazo para a segunda semana de fevereiro, quando algumas unidades terminam o ano letivo de 2009. O objetivo da Secretaria Municipal da Educação (Semed) é garantir o preenchimento de vagas em todas as escolas da rede. Para isso, está sendo realizada uma ampla campanha de divulgação, com busdoor nos veículos do transporte coletivo, faixas nas fachadas das unidades escolares e panfletagem em feiras livres.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Maria Thétis Nunes, localizada no bairro América, as matrículas terminam nesta sexta-feira. Para o ano letivo de 2010, a expectativa é que a unidade passe a atender um total de 500 alunos nos turnos da manhã e tarde. Segundo a coordenadora geral da unidade escolar, Edinalva Barros, ainda restam 166 vagas disponíveis para todas as séries. "Após recebermos os panfletos enviados pela Semed, passamos a divulgar melhor a oferta de vagas, convidando os pais a efetivarem a matrícula de seus filhos na unidade. O que favoreceu ainda mais a procura pela nossa escola foi justamente a realização de uma panfletagem pelos técnicos da Semed no último domingo, 24, na feira livre do bairro", conta a coordenadora.

Já na Emef. Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria, as matrículas para novos alunos vão de 1º a 5 de fevereiro. De acordo com a coordenadora pedagógica, Rosana da Silva, o número de matrículas deve aumentar em função da oferta de mais uma série. "Para o ano letivo de 2010 serão ofertadas vagas para 2ª, 3ª e 4ª séries pela manhã e para 5ª e 6ª séries para o turno da tarde. A novidade é que, além dessas séries, a unidade escolar passa a oferecer também o 1º ano do ensino fundamental de nove anos", informa Rosana.

Divulgação

Com cronograma semelhante, as matrículas na Emef. Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, estão abertas desde 14 de janeiro e se estenderão até a segunda semana de fevereiro, quando o calendário 2009 estará concluído. Segundo o coordenador geral, Cláudio Gomes, a escola está ofertando cerca de 300 vagas, distribuídas do 2º ao 9º do ensino fundamental. "O mais interessante nesse período de matrículas é que, além da campanha realizada pela Semed, a mãe que aqui matrícula seu filho trata de avisar para um parente, à vizinha ou à amiga sobre as matrículas. Daí, as vagas vão sendo preenchidas e passamos a atender estudantes de outras comunidades, como Marcos Freire, Piabeta e Parque dos Faróis", afirma Cláudio Gomes.

Efetivando matrícula, a moradora do bairro Santos Dumont Jivaldete Lima, 48 anos e mãe de cinco filhos, disse ter pressa em garantir uma vaga na escola para o filho cursar o 5º ano do ensino fundamental. "Como quero garantir a vaga do meu filho, resolvi fazer logo a matrícula dele. Trouxe a transferência da Escola Rotary e duas fotos 3x4 e matriculei meu menino rapidinho. Espero que meu filho crie aqui um vínculo afetivo com os professores, com a coordenação e que fique menos ansioso com a mudança de escola", disse.

Rotary

No mês de outubro, a Prefeitura de Aracaju procurou a melhor opção para atender as necessidades da população e evitar gastos desnecessários do dinheiro público. Diante das despesas provenientes do aluguel do prédio onde funciona a Emef. Rotary Dr. Wilson Rocha e após diversas reuniões entre a Semed, pais e funcionários da escola, ficou decidida a transferência de alunos e professores para a Emef. Presidente Vargas. A decisão foi tomada por conta da proximidade entre as duas Emefs - que ficam a apenas duas quadras de distância -, o que não trará despesas com transporte para os alunos, além da infraestrutura que a Escola Presidente Vargas tem para oferecer.

De acordo com o coordenador geral da Emef. Presidente Vargas, Cláudio Gomes, a partir de fevereiro a equipe docente e funcionários da Emef. Rotary passarão a trabalhar em uma nova unidade escolar. "Como as atividades do ano letivo de 2009 da Escola Rotary ainda não encerraram, a equipe de professores e funcionários só passarão a atuar aqui na Presidente Vargas a partir de fevereiro. Quanto à transferência de unidade, nossa escola já está efetivando a matrícula do 2º ao 5º ano dos cerca de 280 alunos que frequentaram a Rotary. Para isso, temos a relação de alunos que serão distribuídos em cinco turmas pela manhã e seis turmas pela tarde", esclareceu o coordenador.

Documentos

Para efetivar a matrícula na educação infantil, o responsável deve apresentar certidão de vacina da criança, duas fotos e certidão de nascimento. No ensino fundamental, certidão de nascimento, duas fotos, declaração ou transferência.