Preocupada em colaborar com a sustentabilidade do planeta, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém um programa de coleta, armazenamento e reciclagem de pneus. Em 2009, 39.695 pneus foram coletados, o que representa um aumento de 28,08% em relação a 2008.
Com três anos de existência, a ação vem sendo intensificada. "Os pneus são coletados pelos agentes de saúde e trazidos para a Emsurb. Aqui a gente armazena, repassa para a Associação de Fabricantes de Pneumáticos e eles reciclam, distribuindo para empresas de asfalto e sandálias", explica o diretor de Operações da Emsurb, Gilson Ramos.
Dengue
Esse trabalho permanente da Prefeitura de Aracaju tem ajudado não só a preservar o meio ambiente, como também a combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Cerca de dez agentes realizam trabalhos de capinação e limpeza em terrenos baldios e canteiros da região, impedindo o acúmulo de objetos como pneus, latas e garrafas para evitar o surgimento de focos.
Em 2009, o Programa de Combate à Dengue do município realizou uma série de ações que possibilitaram um controle mais efetivo da proliferação do Aedes aegypti e dos casos de dengue. O trabalho semanal da força-tarefa, a capacitação e efetivação dos agentes municipais de endemias e os constantes trabalhos de conscientização resultaram numa redução de 97% dos casos em relação a 2008, sem nenhum óbito, enquanto que a média nacional foi de 46%.
Armazenamento
Os pneus são armazenados em um galpão da Emsurb, situado no bairro Santa Maria, com capacidade para receber em média de 2 mil pneus. Os cidadãos que tiverem interesse em colaborar com o serviço, podem entrar em contato com a Ouvidoria da Emsurb, através do telefone 0800-284-1300.
Decomposição
Composto de borracha natural (látex), petróleo (borracha sintética), aço e tecidos, o pneu demora cerca de 100 anos para se decompor, fato que prejudica o meio ambiente.