Silvio prestigia inauguração de reserva ambiental

Agência Aracaju de Notícias
27/01/2010 16h38
Início > Noticias > 40370

O prefeito de Aracaju em exercício, Silvio Santos, participou nesta quarta-feira, 27, da inauguração da sede administrativa do Refúgio da Vida Silvestre ‘Mata do Junco', localizado no povoado Lagoa Seca, município de Capela. Unidade de conservação da natureza criada oficialmente pelo Governo do Estado há dois anos, a área de 894 hectares é o segundo maior reduto de Mata Atlântica do Estado. Repleta de recursos ambientais, a Mata do Junco preserva as nascentes do Riacho Lagartixo, manancial que abastece a população da região.

Construída pelo Governo do Estado, num investimento de quase R$ 570 mil, a sede do Refúgio conta com uma guarita e três edificações, com escritório, laboratório, alojamento para pesquisadores e centro de vivência. Além de preservar as nascentes, a idéia é proteger o macaco Guigó - espécie em extinção, cujo único reduto conhecido se encontra naquela localidade - e ainda promover atividades de proteção, pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo.

Natural de Capela, o prefeito da capital em exercício parabenizou a iniciativa. "Fico feliz, primeiro como político, segundo como capelense, por presenciar a inauguração de uma obra dessa magnitude. Eu que me criei aqui e frequentei essa mata na infância, fico extremamente satisfeito com esse gesto do Governo do Estado, que sempre se preocupa com a preservação ambiental", destacou Silvio Santos.

O prefeito em exercício lembrou que as políticas ambientais têm sido prioridade nos governos mais modernos. "O governador Marcelo Déda demonstrou que é antenado com a modernidade, com os novos tempos e com a política ambiental, que é tão importante para a vida do ser humano na Terra", afirmou.

Compromisso

Diante de representantes da comunidade local e lideranças dos municípios da região, o governador Marcelo Déda disse que o terreno da sede foi doado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ao Governo do Estado, que ficou com a responsabilidade de erguer a estrutura inaugurada nesta quarta-feira. "Vamos preservar esta mata tão importante, que é um dos poucos rastros de Mata Atlântica que restaram em nosso Estado. Essa mata pertence ao povo de Sergipe", colocou.

De acordo com o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Márcio Macedo, a criação do Refúgio da Vida Silvestre ‘Mata do Junco' está inserida numa política de ampliação das áreas protegidas no Estado. "Qualquer governo, nação ou estado em sintonia com a modernidade tem que proteger seus remanescentes de vegetação. E Sergipe não podia estar na contramão da história", ressaltou o secretário.

Uma vez inaugurado, o Refúgio passa a ser conservado pelo município de Capela, que já se comprometeu a disponibilizar seis guardas municipais. "Para nós, o dia de hoje é de muita alegria. O governador está estendendo a sua mão ao meio ambiente, tirando algo histórico do papel, algo muito construtivo e relevante. Essa obra tem um valor singelo, mas de um significado impar", concluiu o prefeito de Capela, Manoel Messias dos Santos, o Sukita.