Cerca de 5 mil crianças e adolescentes participaram nesta sexta-feira, 29, no Parque da Sementeira, do encerramento de mais uma edição do Projeto Recreio nas Férias. A iniciativa faz parte do Programa Segundo Tempo (PST), criado pelo Governo Federal e executado na capital pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).
Segundo o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, que participou do encerramento, o projeto teve início no último dia 25 e tem como finalidade oferecer às crianças e aos adolescentes, no período do recesso escolar, opções de lazer que preencham o tempo livre de forma prazerosa e construtiva. "Estou muito satisfeito de ver o resultado positivo desse projeto, que nesta edição atendeu mais de 5 mil crianças. Parabenizo os coordenadores e todos os demais envolvidos", afirmou.
Atividades como dança, desenho, pintura, jogos de mesa (xadrez, dama e dominó), futsal, handebol, vôlei, basquete, gangorra e amarelinha fizeram a alegria da criançada. O aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sabino Ribeiro, João Vitor Cardoso da Silva, 7 anos, disse que o dia foi de muita emoção. "Adorei as brincadeiras, principalmente os brinquedos que tem aqui no parque", declarou.
Durante a programação, os alunos receberam água, suco, almoço e lanches. Segundo o integrante do PST, Moises Monteiro Duarte, 11 anos, participar do projeto permitiu que ele fizesse novas amizades. "Já conheci muitos garotos aqui, e é muito bom isso. Às vezes a gente mora no mesmo bairro e não se conhece", destacou.
Segurança
A segurança da garotada foi garantida por profissionais contratados pela Funcaju e também pela Guarda Municipal. O coordenador geral do PST, João Manuel Faro Neto, revelou a satisfação de ver mais um resultado positivo do projeto. "Tudo saiu como planejamos, principalmente com relação à segurança. Os coordenadores dos núcleos se empenharam bastante para tornar esse dia gratificante e especial", afirmou.
As amigas Larissa, Tainá e Samella, que têm 9 e 10 anos, respectivamente, aproveitaram o encontro no parque para colocar o papo em dia. "Ainda bem que tem esse recreio, se não eu ia ficar em casa sem amigas para brincar. O melhor é que minha mãe me deixou vir por que ela confia nos professores", contou Larissa Maria Silva Souza.