Estudantes do Cras participam de atividades do Projeto Verão

Cultura
01/02/2010 14h36

Cerca de 300 crianças e adolescentes do Grupo de Convivência dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) participaram na manhã desta segunda-feira, 1º, das atividades recreativas do Projeto Verão 2010, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

Integraram evento os Cras Santa Maria, São Conrado, Alto da Jaqueira, Pedro Averom, Izoleta Neves, Abrigo Caçula Barreto, Madre Tereza, Jardim Esperança, além das Unidades Sócio Educativas (Use) Irmã Caridade e Mosteiro.

Durante toda manhã, os alunos do Cras participaram de atividades como Queimado, Futebol de Areia, Cabo de Guerra, Parede de Escalada, Dama Gigante, Parede de Escalada e oficinas de Capoeira, Pipa, Xadrez, entre outros.

Uma das oficinas mais procuradas foi a confecção de pipa. A estudante do Cras Santa Maria, Andresa Elaine Alves, 12, era uma das mais interessadas em aprender. "Sei que a pipa é uma brincadeira para menino. Só que eu quero aprender para fazer para meu irmão pequeno. Estou adorando muito esse dia", disse.

Outro aluno bastante contente era o pequeno Jéferson dos Santos Barbosa, 11, do Cras Jardim Esperança. "Já brinquei de futebol e também de pipa. Estou até cansado, mas não quero ir embora tão cedo", declara.

Desenvolvimento social

Segundo a professora Josefa Naime Oliveira Dalto de Almeida, do Cras Jardim Esperança, essas atividades contribuem para um melhor desenvolvimento social das crianças. "Esse projeto é de suma importância para educação infantil, aqui eles saem do ‘tédio' das salas de aula para aprenderem com diversão, além de terem o acesso ao lazer", relata.

Para garantir a segurança do projeto, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficou todo o dia estacionada no local do evento, além de equipes de segurança especializada.