Silvio comparece à posse dos secretários de Estado

Agência Aracaju de Notícias
02/02/2010 14h55
Início > Notícias > Silvio comparece à posse dos secretários de Estado

Três novos secretários de Estado tomaram posse na manhã desta terça-feira, dia 2, no auditório do Palácio de Despachos. Os novos secretários de Meio Ambiente, Genival Nunes, da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, Luci Silva, e Saúde, Mônica Sampaio, irão substituir, respectivamente, Márcio Macedo, Conceição Vieira e Rogério Carvalho, que deixarão as pastas para disputar as próximas eleições. O prefeito em exercício, Silvio Santos, participou da solenidade.

Genival Nunes presidia a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), enquanto Luci Silva era a secretária adjunta de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social e Mônica Sampaio presidia Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Para o governador de Sergipe, Marcelo Déda, o critério de escolha dos novos secretários foi buscar companheiros que estão dentro do projeto, conhecem o funcionamento da pasta e, portanto não perderão muito tempo para atuar de forma plena junto às secretarias.

"Todos os três escolhidos eram integrantes da pasta que irão exercer. Têm plena condição de não apenas dar continuidade como inovar dando novas sugestões de projetos e programas para cada uma das secretarias. Então, a recomendação é trabalhar, não perder tempo e dar prosseguimento aos projetos que estão em execução", ressaltou o governador.

O prefeito Silvio Santos fez uma avaliação positiva dos ex-secretários que estão deixando suas pastas. "Os três fizeram gestões primorosas, um trabalho exemplar digno de um governo de mudança. Em todas as três áreas são simbólicos os avanços", observou.

No tocante aos novos secretários, Silvio acredita que o trabalho já implantado terá continuidade. "Faço uma avaliação positiva daqueles que estão entrando, são pessoas que já estavam na pasta ajudando os secretários a executar o trabalho de transformação e têm clareza do processo de implementação das políticas", justificou.

Para a nova secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Luci Silva, o objetivo agora é implantar o Sistema Único da Assistência Social (Suas) em todo o estado. "Para isso vamos seguir a recomendação do governador, de trabalho, trabalho e trabalho", avisa.

Na Saúde, Mônica Sampaio diz que o desafio agora é fortalecer o projeto que está em curso da reforma sanitária e da reforma gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS). "Iremos dar prioridade a todos os investimentos que foram feitos na saúde, fortalecendo a relação com os governos municipais, buscando saídas e consolidando as políticas públicas", enfatizou.    

Genival Nunes da Silva, da pasta do Meio Ambiente, também seguirá o trabalho deixado por Márcio Macedo. "Pretendo dar continuar ao projeto e fortalecer a política de meio ambiente do Estado. Nosso maior desafio é trabalhar bastante no projeto Água em Sergipe, que vai contribuir com a melhoria da qualidade da água na capital e do interior", destacou.

Currículo

Maria Luci Silva é formada em Administração de Empresas, Pós Graduada em Política Pública e Terceiro Setor. Tem longa trajetória na área de educação no Distrito Federal e é militante também na área social. É ex-presidente do Instituto Recriando e atua há oito meses como Secretária Adjunta de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social do Governo de Sergipe.

Mônica Sampaio é formada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, já foi Secretária Adjunta de Saúde de Aracaju e, desde 2007, assumiu o cargo de Secretária Adjunta de Estado da Saúde.  Há alguns meses assumiu a tarefa de presidir a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Genival Nunes da Silva é formado em Biologia desde 1981 pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), psicólogo também pela UFS desde 2002, mestrando em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade Tiradentes, ex-professor da rede pública e privada, ex-presidente do Instituto Sócio Ambiental Acauã e da Associação Sergipana de Proteção Ambiental (ASPAM). Atualmente, é presidente da Câmara Técnica de Economia e Meio Ambiente do Conama.