Unidade de saúde promove atividade educativa sobre hanseníase

Saúde
03/02/2010 10h37
Início > Notícias > Unidade de saúde promove atividade educativa sobre hanseníase

O aparecimento de manchas na pele pode passar despercebido, mas, em alguns casos, esse é o sintoma inicial da hanseníase. Para esclarecer a população sobre o assunto, a Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou diversas atividades alusivas ao Dia da Mancha, celebrado na última sexta-feira, 29. Na oportunidade, cinco casos da doença foram confirmados.

A ação faz parte do calendério de eventos da Coordenação de Hanseníase, que tem buscado promover a conscientização sobre a doença e a detecção de novos casos. A atividade na USF Onésimo Pinto contou com a participação ativa dos agentes comunitários de saúde, que, através de uma gincana, conseguiram atrair centenas de usuários à unidade de saúde e passar informações importantes às equipes participantes.

"Tivemos seis atividades, entre elas dramatização, apresentação musical e brincadeiras, assim como sorteio de camisetas fornecidas pela SMS e uma cesta de alimentos oferecida pelos funcionários da USF", conta a enfermeira Raquel Tavares. "Foi uma forma de resgatar o trabalho dos agentes comunitários e reforçar esse elo com a comunidade, e também de ampliar o intercâmbio entre os profissionais de saúde e os usuários", conclui a enfermeira.

Situação

O Brasil ocupa a segunda posição em detecção de casos novos de hanseníase no mundo, atrás apenas da Índia. Aproximadamente, 94% dos casos conhecidos nas Américas são notificados pelo Brasil.

Em Sergipe, no ano de 2007, o coeficiente de detecção de casos novos por 100.000 habitantes foi de 26,26. O Estado aparece na 13ª posição em incidência da doença entre as unidades da federação. O único leprosário na história de Sergipe estava localizado na área de abrangência da USF Dr. Onésimo Pinto, hoje ocupada por casas e pequenos estabelecimentos comerciais.