Prefeito vistoria estrutura do Projeto Verão

Agência Aracaju de Notícias
03/02/2010 13h18
Início > Noticias > 40457

Tudo pronto para o Projeto Verão 2010, que inicia a programação de shows nesta quinta-feira, dia 4, na Orla de Atalaia. O prefeito em exercício, Silvio Santos, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 03, toda a estrutura de palcos, camarins e camarote acompanhado do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, Samu 192, Guarda Municipal, entre outros órgãos.

De acordo com Silvio Santos, as especificações técnicas da estrutura já estão definidas no processo de licitação para contratação da empresa responsável pela montagem do palco e camarins. Essa iniciativa da Prefeitura de Aracaju tem facilitado o trabalho de fiscalização do Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Sergipe (Crea) e da Defesa Civil, além de todos aqueles que fazem a vistoria.

"Tudo estará na maior segurança e com qualidade. Nós podemos assegurar a sergipanos e turistas a melhor estrutura possível. À população basta apenas trazer alegria e entusiasmo para fazer uma grande festa com muita alegria, paz e tranquilidade", enfatizou o prefeito em exercício.

Sobre a expectativa para mais uma edição do Projeto Verão, Silvio diz que é a melhor possível. "Certamente teremos um Projeto Verão com maior entusiasmo e maior presença de público que os anos anteriores. Temos uma programação excelente que incorpora vários ritmos musicais, artistas nacionais e locais que atendem bem ao gosto das pessoas que virão a festa", observou.

Segundo o presidente em exercício da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Sérgio Lima Oliveira, os artistas já começam a chegar a Aracaju. "Com tudo pronto, os artistas agora vão começar a passar o som e testar a iluminação", informou. Este ano o Projeto Verão conta com sete artistas nacionais e 28 locais, entre palcos principal e alternativo.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Nicanor Moura Neto, diz que a estrutura se assemelha a do Réveillon e estão sendo mantidas as exigências de segurança. "A Defesa Civil Estadual fez algumas exigências, como o teste de carga para saber a quantidade de pessoas que o espaço suporta, projeto de incêndio e pânico, e saída da emergência. Tudo està sendo cumprido na integra", destacou.

Segurança

O major do Corpo de Bombeiros, capitão Wesley Araújo, explica como se dá o processo de segurança. "Tudo começa com a elaboração do Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico. O Corpo de Bombeiros, com o projeto em mãos enviado pela Prefeitura de Aracaju, verifica a sua execução. Se estão instalados os extintores de urgência, sinalização de saídas de emergências, luminárias de emergências, parte elétrica, entre outras coisas".

Limpeza

A presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, esclarece como será o processo de limpeza do espaço da festa. "Durante o período do Projeto Verão a empresa atua no sentido de disciplinar a ocupação do espaço público pelos ambulantes, conjuntamente com a Vigilância Sanitária. Além disso, cuidamos da limpeza na arena e do entorno da festa. Estamos com equipe suficiente para que o dia amanheça e tudo esteja limpo", avisou.

No quesito segurança, o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, major Edênisson Santos da Paixão, relata como funcionará o trabalho dos guardas. "Como em todos os eventos atuamos em parceria com as policias militar e civil e o Corpo de Bombeiros. Deixamos guardas fazendo a segurança do Samu e, quando necessário, com a Vigilância Sanitária, além do efetivo no palco principal e no camarote dos portadores de deficiência", disse.

Saúde

Por noite uma média de 20 a 25 guardas municipais estarão nas viaturas ou a pé dando segurança e tranquilidade à população. Na área da saúde os foliões terão atendimento imediato em casos de problemas. A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência de Aracaju, Elaine Bittencourt, informa que serão disponibilizados seis leitos de área amarela, ou seja, para pacientes menos críticos com possibilidades de alta; e dois leitos de estabilização para os pacientes com maior gravidade.

Por dia 20 profissionais estarão envolvidos com a festa, entre técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos, enfermeiros, apoio administrativo e de higienização, e coordenadores da Rede de Urgência. "Teremos ainda uma Unidade de Suporte Avançada no Posto de Atendimento. Estamos trazendo não só a logística do Samu, como também a logística de toda a rede de urgência com seus componentes fixos, que são os hospitais municipais na retaguarda", destacou Elaine.