Futuras mamães recebem cuidados especiais da PMA

Saúde
04/02/2010 08h09
Início > Notícias > Futuras mamães recebem cuidados especiais da PMA

A gestação é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Preocupada em assistir da melhor forma possível as futuras mamães, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), desenvolve programas como o ‘Mamãe Coruja' e o ‘Saúde e Prevenção nas Escolas'.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do programa ‘Saúde da Mulher', Cristiane Ludimilla, os cuidados com a saúde devem começar antes da concepção, na fase de planejamento. "A mulher já pode procurar o médico no período de ‘pré-concepção'. Assim, ela passa por uma avaliação médica e previne possíveis problemas que possam ocorrer durante a gestação. Mas, infelizmente, muitas mulheres não procuram os serviços de saúde nessa fase", lamenta.

A enfermeira conta que a maioria das gestantes procura o serviço de pré-natal, apenas no quinto mês de gravidez, tornando o tratamento menos eficaz. "O pré-natal é um dever da gestante. Para o devido acompanhamento da gestação, a mamãe deve começar o pré-natal a partir do momento em que ficar sabendo da gravidez. O bom pré-natal deve ter, no mínimo, sete consultas", acrescenta.

Mamãe Coruja

Realizado em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, o projeto ‘Mamãe coruja' oferece às mulheres aracajuanas atendimento pré-natal qualificado, evitando que os bebês nasçam com enfermidades decorrentes da má gestação ou de complicações no parto.

Dados demonstram que em 2009 nenhuma das crianças acompanhadas pelo projeto contraiu verticalmente - durante o parto - o vírus da Aids da mãe infectada. Além disso, os índices de transmissão de doenças como sífilis e hepatite diminuem anualmente.

Saúde e Prevenção nas Escolas

A fim de educar os jovens em relação à gravidez e outras questões ligadas à sexualidade, a SMS, com apoio da Semed, desenvolve o programa ‘Saúde e prevenção nas escolas'.

Através dele, alunos da rede municipal de ensino podem aprender e tirar dúvidas. "Esse programa é muito importante, principalmente nos bairros onde existem altos índices de gravidez na adolescência e aborto", destaca a enfermeira.