Prefeitura investe na manutenção e reforma de escolas municipais

Educação
04/02/2010 14h53

Para adequar o espaço físico das escolas municipais às necessidades de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Aracaju está investindo na reforma, ampliação e construção de unidades de ensino da capital. Através de um convênio de manutenção física, o município vem executando, desde o ano passado, serviços de pintura, revisão elétrica e cobertura em várias escolas.

De acordo com a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Tereza Hortência, entre as unidades beneficiadas estão a Creche Selma Bandeira, o Pré-Escolar e Creche Neuzice Barreto, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Benjamin Alves de Carvalho, Dom Hélder Câmara, Pierre Averan, Profª Quintina Diniz, Júlio Prado Vasconcelos, Jovino Pinto e Maria Clara Machado, além das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Carvalho Neto e Profª Rachel Cortes Rollemberg.

"Outras unidades de ensino estão com reformas gerais previstas para 2010. Entre elas, estão as Emefs Elias Montalvão, Profª Letícia Soares de Santana, José Antônio da Costa Melo [Caic], José Carlos Teixeira e Sérgio Francisco, além das Emeis José Augusto Arantes Savazine, D. Avelar Brandão Vilela e Neuzice Barreto [Caic]", afirma Tereza Hortência.

Construção e ampliação

Após a construção da creche do bairro América, que funcionará como escola municipal de educação infantil, aproximadamente 100 crianças com idade entre 0 e 3 anos serão beneficiadas. A unidade escolar deve ser concluída em março.

O trabalho de ampliação da Emef Tenisson Ribeiro, no Mosqueiro, também está em fase de finalização. Através de um investimento de R$ 831.699,31, a escola vai ganhar biblioteca, laboratório de informática e sala de recursos multifuncionais. A unidade contará ainda com rampas e elevador para atender alunos com necessidades educativas especiais. Serão contemplados com a reforma 1.440 alunos do ensino fundamental e outros 150 da educação infantil.

Trabalho pedagógico

Ao melhorar a infraestrutura das escolas, a intenção da Prefeitura de Aracaju é qualificar o ensino na rede municipal. A Emei Áurea de Melo Zamor, localizada no Conjunto Orlando Dantas, é uma das unidades onde o objetivo foi alcançado. A escola oferece sala de recursos multifuncionais, sala de leitura e uma equipe pedagógica empenhada na execução de projetos educativos de musicalização e inclusão social.

Segundo a coordenadora pedagógica, Tânia Maria de Almeida, a unidade atende cerca de 270 alunos de 4 e 5 anos. Para garantir o bom andamento das atividades, conta com 28 profissionais, entre professores e servidores. "Os alunos tem se desenvolvido bastante no dia a dia com os profissionais da educação, que, por sinal, demonstram sempre competência em suas práticas pedagógicas", declara Tânia Maria.