Na noite da abertura do Projeto Verão 2010, a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Aracaju (Covisa) realizou inspeções em todos os 79 pontos de alimentos e de bebidas cadastrados para o evento. Integram o comércio ambulante do Projeto Verão tendas de lanche de churrasco, towners (carros de lanche) de cachorro-quente e de mini-pizza e as barracas de bebidas (capetas).
A visita dos fiscais da saúde teve como resultado a apreensão de cerca de mil canudinhos de bebida, 10 bisnagas (com ketchup, mostarda e maionese), uma caixa de isopor deteriorada e suja. Na área da festa, também estão sendo inspecionados, no horário da tarde, a chegada dos caminhões de entrega de gelo.
A Covisa exige que os canudos devam estar devidamente embalados individualmente, para proteger a bebida a ser consumida de sugeiras; os produtos como ketchup e maionese devem ser acondicionados em saches; os churrascos devem ser industrializados e devidamente embalados. Para o comércio de pedras de gelo é exigido que esse produto esteja embalado em plástico transparente, rotulado, e lacrado.
Saúde coletiva
O número de apreensões foi considerado pequeno e tido como resultado das estratégias da Prefeitura de Aracaju, em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Angélica, avalia que, "observamos uma diminuição considerada no número de materiais impróprios à saúde coletiva em virtude da atuação da Vigilância Sanitária nesses eventos. A cada ano, com o apoio da Emsurb, ampliamos as reuniões/capacitações com os comerciantes. Este ano, apenas para o Projeto Verão realizamos três capacitações para reforçar as normas da Vigilância Sanitária".
Ela também credita os avanços para a saúde pública aos próprios comerciantes. "Esses trabalhadores a cada ano estão atendendo as nossas solicitações. Isso reflete positivamente para que Aracaju mantenha o slogan de cidade qualidade de vida", festeja Ana Angélica.
Profissionais
A equipe da Covisa conta com mais de 50 profissionais. A ação é planejada. "Trabalhamos com 10 fiscais por noite, organizados para atuar estrategicamente por ramo de atividade [carne, lanche e bebida]", explica a coordenadora.
Um dos exemplo da eficiência do trabalho da Vigilância Sanitária foi o Pré-Caju de 2010, quando foram realizadas 516 inspeções, entre os 206 estabelecimentos estruturados no entorno da festa, durante os quatro dias do evento carnavalesco.
Confira hotsite do Projeto Verão 2010