Silvio prestigia posse do coordenador do Dnocs

Agência Aracaju de Notícias
05/02/2010 13h33
Início > Notícias > Silvio prestigia posse do coordenador do Dnocs

O prefeito de Aracaju em exercício, Silvio Santos, participou na manhã desta sexta-feira, dia 5, da posse do novo coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Sergipe. Na ocasião, o engenheiro civil Fernando Garcez Barreto assumiu o cargo deixado por José Marcionílio da Rocha, após seis anos de gestão. A solenidade aconteceu no auditório do Banese e também contou com a presença do governador do Estado, Marcelo Déda, além de vários prefeitos de municípios do interior sergipano.

Fundado em 1909, o Dnocs é a mais antiga instituição federal a estudar a problemática do semi-árido no Nordeste. Até a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 1959, era a única agência governamental federal executora de obras de engenharia na região e a maior responsável por socorrer as populações vitimas das secas que assolam a região. Ao longo de mais de um século de existência, a instituição já construiu açudes, estradas, pontes, ferrovias, hospitais, entre outros.

De acordo com o prefeito da capital em exercício, o novo presidente deverá trazer um conjunto de realizações para Sergipe, na medida em que o Governo Federal tem se esforçado no sentido de investir no desenvolvimento do Dnocs. "É um órgão que passa por um processo de revitalização e que, a partir do governo do presidente Lula, tem desenvolvido ações muito importantes no Nordeste brasileiro, melhorando as condições dos habitantes do semi-árido", destacou Silvio Santos.

"Com a posse do doutor Fernando Garcez, acredito que o Dnocs aqui em Sergipe passará a prestar um serviço mais ativo em parceria com o Governo do Estado, implementando políticas que venham a minimizar os problemas da seca e melhorar a vida das pessoas", complementou o prefeito, ressaltando ainda o empenho do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto, que também participou da solenidade.

Despedida

Para o agora ex-cordenador do Dnocs em Sergipe, José Marcionílio da Rocha, sua gestão foi bastante produtiva. "Tivemos diversas realizações, como por exemplo, a informatização do órgão. Nós também nos preocupamos com o atendimento ao homem do campo e sempre estivemos à disposição de todos os prefeitos. Conheço todos os colaboradores e jamais irei esquecer o empenho deles em todos esses anos", discursou.

Já novo coordenador do Dnocs no Estado definiu seu novo cargo como um grande desafio e garantiu que irá obter bons resultados já em 2010. "Já conversamos com a diretoria geral para trazer algumas ações para Sergipe, como poços artesianos, projetos de barragens e adutoras. Queremos ainda reestruturar a sede e ampliar o quadro de pessoal, que está reduzido", afirmou Fernando Garcez, que entre outras experiências profissionais já dirigiu o departamento de transporte na Prefeitura de Laranjeiras.

Encerrando a solenidade de posse, o governador Marcelo Déda mostrou otimismo com o futuro do Dnocs em Sergipe, sobretudo após as declarações do diretor-geral, Elias Fernandes, que assegurou uma série de investimentos no Estado para os próximos anos. "O que parecia ser uma solenidade burocrática se transformou num momento de esperança e de otimismo para todos nós. Em especial os prefeitos e integrantes do meu governo", observou.

Presenças

Também prestigiaram a posse do novo coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas o senador Almeida Lima, os deputados estaduais Mardoqueu Bodano e Paulinho da Varzinhas, além dos vereadores Danilo Segundo e Robson Viana.