Coordenadores participam de seminários sobre educação infantil

Educação
05/02/2010 16h09
Início > Notícias > Coordenadores participam de seminários sobre educação infantil

Entre os dias 2, 3 e 4 de fevereiro, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizaram seminários destinados aos coordenadores pedagógicos de unidades de ensino que oferecem educação infantil. O objetivo foi prestar esclarecimentos sobre o planejamento anual da educação infantil, no que diz respeito às diretrizes do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

A abertura do evento contou com a presença da diretora de ensino da Semed, Niraildes Prado; a coordenadora de Educação Infantil, Maria José Barreto e as técnicas de educação, Josefa Olga dos Santos, Rosa Cristina Ettinger e Ana Maria de Araújo.

Com a leitura do texto ‘A síndrome do sapo fervido', de Luís Carlos Queirós Cabrero, foi feita uma reflexão sobre as mudanças da contemporaneidade. Logo em seguida, os participantes receberam orientações sobre a proposta pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, com foco em dois aspectos: conhecimento de mundo e formação pessoal e social na educação infantil.

Depois de conhecer um dos livros da Editora Positivo, responsável pela implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil nas unidades de ensino de educação infantil, os coordenadores interagiram nos momentos de leitura e discussão. A apresentação da cartilha Sistema de Aviso Legal por Violência, Maus Tratos e Exploração contra Crianças e Adolescentes (Salve) e do projeto ‘O papel da escola no combate à violência contra crianças e adolescentes: omissão ou proteção?' também fizeram parte da programação.

De acordo com Maria José Barreto, os trabalhos realizados pela Semed na área da educação infantil têm sido cada vez mais satisfatórios. "O assistência dada a esses coordenadores pedagógicos tende a melhorar a educação infantil na rede municipal, uma vez que subsidiamos o planejamento anual das escolas e sensibilizamos esses profissionais para atuar no enfrentamento à violência contra crianças", declarou a coordenadora de Educação Infantil da Semed.

Editora Positivo

O convênio mantido pela Prefeitura de Aracaju e a Editora Positivo foi oficializado em março de 2009. Com isso, escolas municipais estão sendo beneficiadas com o material didático e a metodologia de ensino do Sistema Aprende Brasil. A editora é a maior corporação do segmento de educação e tecnologia do país.

O material didático da Editora Positivo inclui quatro volumes com conteúdo adequado para crianças com idade entre 3 e 5 anos. Os livros foram elaborados de acordo com a faixa etária e série, seguindo, inclusive, uma linearidade de informações, ou seja, há uma sequência lógica no desenvolvimento das capacidades cognitiva e intelectual dos alunos. O material traz desenhos e atividades como pintura e recortes, que podem facilitar a absorção do conhecimento.