Silvio Santos prestigia inauguração na Unit

Agência Aracaju de Notícias
08/02/2010 12h55
Início > Noticias > 40524

Mais uma marca de sucesso é alcançada pela Universidade Tiradentes (Unit). Na manhã desta segunda-feira, dia 8, foi inaugurado no campus Farolândia o Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc). O evento contou com a presença do prefeito de Aracaju em exercício, Silvio Santos, e do governador de Sergipe, Marcelo Déda, além de secretários estaduais, pesquisadores e docentes.

Com um espaço de 540 m² e orçado em pouco mais de R$ 1,4 milhão, o Núcleo será destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias na área de petróleo. "Esse é o empreendedorismo que precisamos para crescer em ciência e tecnologia; ficamos felizes com a iniciativa, que também vai ajudar Aracaju", observou o prefeito, lembrando que a nova estrutura deverá impulsionar o desenvolvimento de Sergipe, "um dos maiores produtores em mineração do Brasil", afirmou.

O espaço abrigará também projetos em parceria com a Petrobras, já encerrados ou ainda em andamento, a exemplo dos que versam sobre monitoramento da dessalgação de petróleo, desenvolvimento de tecnologias de microondas para quebra de emulsões e, mais recentemente, o projeto de estudos do efeito da irradiação microondas sobre as de propriedades interfaciais de emulsões.

Segundo o governador Marcelo Déda, o local revela a vocação de Sergipe para sediar pesquisas e ações na área de ciência e tecnologia. "Tenho certeza que aqui teremos pesquisas fundamentais para o desenvolvimento do Estado. Inovação é a ponte entre o laboratório e o mercado", avaliou.

De acordo com o reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, o momento é de extrema importância para a instituição. "Nos sentimos a maior universidade do país por ter o apoio da Petrobras, que sempre acreditou nessa Universidade", ressaltou.

Parceria

Segundo o gerente da unidade da Petrobras em Sergipe e Alagoas, Eugênio Dezen, a Petrobras, por meio do Governo Federal, vem tendo a oportunidade de fazer parcerias e investimentos em todo o país. "Estamos unindo forças com instituições que pensam em ciência e tecnologia, Por isso a Petrobras se sente honrada em fazer pesquisa com a Universidade Tiradentes", comentou.

O projeto do Nuesc foi traçado para dois anos e prossegue até setembro. Além da construção e implementação do núcleo de laboratórios erguido em 12 meses, a Petrobras também financia a aquisição de equipamentos de porte, muito deles importados de países como França e Japão.

A contrapartida do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e da Unit está no fornecimento de material humano, pesquisadores e acadêmicos que tentarão encontrar soluções tecnológicas para o processamento de emulsões de petróleo.

Sistemas coloidais

São tradicionalmente definidos como misturas heterogêneas onde pelo menos uma fase finamente dividida encontra-se dispersa em um meio contínuo. Um dos sistemas coloidais mais utilizados são as emulsões, constituídas por dois líquidos pouco miscíveis, formando as fases dispersas e contínuas.