O Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju terá a colaboração de estudantes de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit). Na manhã desta quarta-feira, dia 10, o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, recebeu os alunos no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS). Na oportunidade, foram apresentados aos calouros detalhes do funcionamento dos núcleos e das redes de assistência da saúde municipal.
Como parte da disciplina 'Programa de Integração do Ensino em Saúde', os estudantes vão vivenciar na prática, uma vez por semana, o funcionamento da Rede de Atenção Básica (Reab) por meio das Unidades de Saúde da Família (USFs).
Para o secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, essa parceria é fundamental. "Existe um fortalecimento dos dois lados, tanto por parte das universidades, quanto da saúde pública. Esses ganhos serão revertidos diretamente para a população, à medida que, cada vez mais, ela será assistida com qualidade", comentou o secretário.
De acordo com a assessora técnica do CEPS, Luzitânia Borges, a aproximação entre serviço e ensino é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) balizada pela própria Constituição Federal e seguida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). "Com essa integração, nós aumentamos a capacidade de resolutividade dos problemas enfrentados, de forma que a academia não se distancie muito da prática real do trabalho em saúde, e que o SUS possa receber as contribuições no espaço da academia", pontuou.