As coordenações de Imunização e da Rede de Atenção Básica do município e do estado estiveram reunidas nesta quinta-feira, 11, para definir estratégias para vacinação contra a Influenza A (H1N1), que vai de 8 de março a 7 de abril. A reunião foi realizada no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), no bairro Ponto Novo.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Aracaju, Tânia Santos, o objetivo do encontro foi especificar o público-alvo da primeira fase da campanha de vacinação. "Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e do Estado, as primeiras pessoas a receber a vacina serão os profissionais de saúde envolvidos na assistência aos pacientes com sintomas da doença", informou Tânia.
De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Sândala Maria Teles, antes da aplicação da vacina para os profissionais de saúde, que começa no dia 8 de março e segue até 19 do mesmo mês, haverá uma capacitação para detalhar os procedimentos a serem seguidos. "Também estaremos fazendo o acompanhamento da aplicação das doses para evitar que outras pessoas, além do público definido, tenham acesso à vacina nessa primeira oportunidade", destacou a coordenadora.
O calendário de vacinação contra o vírus da Influenza A (H1N1) foi dividido em seis grupos prioritários: trabalhadores de saúde, gestantes, indígenas, população com doenças crônicas de base, crianças saudáveis entre seis meses e dois anos de idade e adultos saudáveis.
Doses
O Ministério da Saúde adquiriu cerca de 83 milhões de doses da vacina. Parte será destinada à imunização da população e a outra parte ficará de reserva para situações emergenciais no período do inverno deste ano. Para Sergipe, vão ser enviadas 20.000 doses da vacina contra a gripe A, sendo 9.000 desse total para Aracaju.