PMA recupera muro de contenção no Veneza

Infraestrutura
11/02/2010 14h02

Para garantir a segurança dos moradores e impedir a erosão do solo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), construiu há cerca de dois anos um muro de contenção na travessa Osvaldo Aranha, conjunto Veneza, no bairro Olaria. Esta semana, equipes da Emurb iniciaram serviços de manutenção no local, com o objetivo de fortalecer a estrutura.

A manutenção do muro atende a uma solicitação da comunidade. A estrutura foi projetada para apoiar a cabeceira da BR 101, administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com as chuvas e o acúmulo de lixo jogado indevidamente pelos moradores, parte do material de base da rodovia começou a erodir, provocando ranhuras no muro.

Além desses fatores e do processo natural de dilatação do alicerce, os técnicos da Emurb detectaram ainda a instalação de varais irregulares. Utilizados para exposição de roupas, os varais perfuram os espaços entre os blocos de pedra, aumentando a permeabilidade da estrutura.

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, esse tipo de ação precisa ser evitado. "A utilização de uma obra para outros fins compromete os objetivos iniciais do projeto. Estamos trabalhando para regularizar as áreas de ranhuras para evitar a erosão da cabeceira da rodovia. A Emsurb também está estudando a possibilidade de implantar uma área de paisagismo no talude para impedir que os moradores joguem lixo na área. Nos próximos dias, os serviços de reparo no muro serão concluídos", adianta.

Alívio

Para a dona de casa Tânia Cristina, 42 anos, a execução da obra trouxe alívio para todos os moradores da travessa. "Estávamos muito tensos com as rachaduras e mal conseguíamos dormir com receio de que o pior pudesse acontecer. Ainda bem que a Prefeitura tomou as providências o quanto antes", declara.