A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai levar o ‘Ponto da Prevenção' para os shows do Bloco Rasgadinho. A estrutura será montada no cruzamento da avenida Pedro Calazans com rua Maruim e funcionará durante as cinco noites de festa.
Três voluntários distribuirão cerca de 25 mil camisinhas, uma média de 5 mil a cada noite. Preservativos masculinos e femininos vão estar à disposição dos foliões que desejam brincar com mais segurança, protegendo-se das doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a SMS também vai disponibilizar camisinhas para outros blocos de carnaval que irão desfilar nos bairros da cidade.
De acordo com coordenador do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, a presença do serviço em dias de festa é fundamental. "As pessoas até lembram de comprar o preservativo nas farmácias, supermercados e lojas do gênero. Mas o clima de festa muitas vezes acaba fazendo com que elas esqueçam a camisinha em casa", informa o coordenador.
Campanha
Todos os anos, o Ministério da Saúde escolhe um grupo da população para ser o público-alvo da campanha contra as DSTs/Aids. Em 2010, o foco serão adolescentes do sexo feminino e jovens homossexuais. "No Rasgadinho, nós vamos potencializar as ações principalmente para esse segmento da população, em concordância com o que defende o MS", completa Lemos.