Os foliões do Bloco Rasgadinho poderão curtir os cinco dias de carnaval despreocupados no que diz respeito à assistência em saúde. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai oferecer assistência ambulatorial, de urgência e prevenção durante o percurso do bloco, de 12 a 16 de fevereiro, nos bairros Cirurgia, Suíssa e Centro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (SAMU-Aracaju) é um dos equipamentos da SMS que vai atuar no Carnaval 2010. "Estaremos disponibilizando uma ambulância de suporte básico durante o dia. Nas noites de show, vamos atuar com duas viaturas, uma de suporte básico e outra de suporte avançado. Além disso, manteremos canal aberto para outras ocorrências através do telefone 192", informou a coordenadora do SAMU-Aracaju, Waneska Barbosa.
Já o ‘Ponto da Prevenção', barraca montada pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais em eventos de grande porte para distribuição de preservativos, estará no cruzamento da avenida Pedro Calazans com rua Maruim. "Três voluntários distribuirão cerca de 25 mil camisinhas, uma média de 5 mil a cada noite. Preservativos masculinos e femininos estarão disponíveis aos foliões que desejam brincar com mais segurança, protegendo-se das doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a SMS também vai disponibilizar camisinhas para outros blocos de carnaval que irão desfilar nos bairros da cidade", disse coordenador do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos.
A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) também colocará seus serviços à disposição dos foliões aracajuanos neste carnaval. "A vigilância sanitária vai estar de plantão em casos de surto de doenças transmissíveis por alimentação, as DTA's, nos cinco dias de festa", destacou a coordenadora da Covisa, Ana Angélica Costa.