A Rede de Urgência e Emergência de Aracaju (Reue) registrou 21 atendimentos às vítimas decorrentes dos fortes ventos que atingiram a capital sergipana na noite desta quinta-feira, 18. Foram 20 ocorrências no Hospital Municipal Nestor Piva (zona norte) e um atendimento registrado no Hospital Fernando Franco (zona sul).
"Dentre as vítimas, três pessoas foram removidas pelo Samu por conta do desabamento do telhado da Paróquia São Pedro Pescador, no bairro Industrial. Todas elas sofreram escoriações leves e foram encaminhadas ao Hospital Municipal Nestor Piva", disse a coordenadora do Samu-Aracaju, Waneska Barbosa, antes de reiterar que outras quatro vítimas do mesmo desabamento foram socorridas pelo corpo de bombeiros.
De acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, o fenômeno que atingiu o Estado na noite desta quinta-feira trata-se de um ciclone. Os ventos que chegaram a 66,6 km/hora são oriundos das bordas de aceleração do redemoinho que estava entre Aracaju e o norte de Alagoas. Ainda de acordo com informações divulgadas pelo centro, o ciclone foi decorrente de um sistema em alta atmosfera que ocorreu no início da tarde e que foi tomando mais corpo durante o decorrer do dia.
O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, momentos após a ventania, visitou os dois hospitais municipais e ainda hospitais da rede privada para acompanhar a assistência prestada às vítimas. Segundo a coordenadora da Reue, Elany Bitencourt, nenhum paciente atendido pela rede de urgência do município teve ferimentos graves.
"Todas as vítimas foram liberadas na mesma noite do incidente. Desejamos que o ciclone passe sem causar grandes danos. Mas caso isto ocorra, estamos preparados para prestar toda a assistência necessária", enfatizou.
Ainda segundo Elany Bitencourt, os dois hospitais do município estão trabalhando com as equipes completas e com equipes de reforço. "Contamos também com um reforço no quantitativo de equipamentos para pequenas cirurgias. O Samu vai atuar com 11 equipes, duas estarão de sobreaviso para entrar em ação caso aja necessidade. O pré-hospitalar fixo e móvel estará a postos para qualquer eventualidade e o kit para acidentes de múltiplas vítimas também foi reforçado nos dois hospitais de Aracaju", disse a coordenadora.
Veja mais...
PMA faz vigília para reparar danos da ventania