Prefeito avalia ações após passagem de ventania

Agência Aracaju de Notícias
19/02/2010 17h50
Início > Notícias > Prefeito avalia ações após passagem de ventania

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu na tarde desta sexta-feira, dia 19, com todos os secretários e gestores de órgãos que integram o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de Aracaju para avaliar as ações desenvolvidas após a ventania que atingiu a cidade na noite de quinta-feira, dia 18. Após aprovar todos os procedimentos adotados em conjunto com o Governo de Sergipe, destacou o esforço e a dedicação dos mais de 100 profissionais envolvidos. "A preparação que temos feito ao longo do último ano foi decisiva para o sucesso das nossas operações", resumiu.

Para Edvaldo, a Prefeitura foi muito eficiente e ágil na resposta aos sinistros decorrentes da ventania, cujos ventos chegaram a 66,6 quilômetros por hora. "Esse foi um incidente grave em que a administração procurou dar pronta resposta em diversas frentes e com a rapidez e precisão necessárias. Felizmente não houve mortes ou maiores estragos. Registramos quedas de muros e árvores, que foram rapidamente removidas, e também destelhamento de imóveis. As poucas pessoas que ficaram feridas foram logo socorridas e abrigadas", destacou o prefeito, ao elogiar o sistema integrado, que envolveu desde operadores de máquinas até médicos especializados.

Em relação à possibilidade de haver mais ocorrências de ventos fortes ou outros acidentes, Edvaldo destacou que a estrutura do poder público municipal deve continuar em prontidão e que as ações não devem parar, especialmente as preventivas. "Essa é uma oportunidade de avaliarmos como estamos caminhando e acho que estamos seguindo no caminho certo. Quem chegasse hoje pela manhã em Aracaju poderia pensar que nada de atípico ocorreu, dada a velocidade e precisão com que atuamos, removendo o que sucumbiu e prestando auxílio imediato a quem precisava. A população teve essa sensação de proteção e reconheceu esses atos. Isso é fruto de uma série de reuniões e de medidas adotadas para agir em eventuais colapsos ou possíveis tragédias", lembrou.

Parceria

Durante o encontro, o prefeito recebeu a ligação telefônica do governador de Sergipe, Marcelo Déda, a quem aprofundou o relato de tudo que ocorreu relacionado ao fenômeno metereológico em Aracaju. "O governador está em Brasília [DF] e pôs à disposição da Prefeitura toda estrutura do Estado, inclusive se prontificando a retornar à capital de imediato, caso necessário, mas informei que tudo estava sob controle, para que ele pudesse concluir sua agenda. Ainda elogiei o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual, entre outros setores, durante o episódio de ontem", comentou Edvaldo Nogueira.

Ele mesmo, Edvaldo, também estava na noite de quinta na capital federal em compromissos oficiais e retornou assim que conseguiu. "Fui informado assim que os fatos ocorreram, enquanto nossas equipes trabalhava aqui. Foi mais uma questão de querer estar presente, já que vimos que tudo andou da melhor forma", explicou. "É importante estarmos presentes para verificar o que pode ser melhorado e tudo isso já é uma nova obrigação com a população. Prova disso é o Plano de Gerenciamento de Emergências que estamos concluindo e que agora foi testado com êxito. Esse plano será anunciado em breve com os todos detalhes", adiantou.

Presenças

O encontro de avaliação contou com a presença dos secretários de Governo, Karla Trindade, de Saúde, Marcos Ramos, de Comunicação, Marcos Cardoso, de Assistência Social, Edivaneide Paes (em exercício), do secretário-chefe de Gabinete do Prefeito, Bosco Rolemberg, e do secretário-executivo, Adailton Barbosa, e dos presidentes das Empresas Municipais de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, e de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos.

Também compuseram a mesa o diretor da Defesa Civil Municipal de Aracaju, Nicanor Moura Neto, que também coordena o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura, e os diretores do Serviço de Atencimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju), Waneska Barbosa, e da Guarda Municipal de Aracaju, major Edênisson Paixão. Pela manhã, todos esses gestores participaram de uma entrevista coletiva para explicar as ações desenvolvidas neste caso desde as 20 horas de quinta-feira, quando os ventos atingiram Sergipe.


Leia mais:

Rede de Urgência presta atendimento às vítimas do ciclone em Aracaju

Município continua atuando para reparar estragos causados pelo vento

Prefeitura faz balanço das ações após ventania

PMA faz vigília para reparar danos da ventania