Começou nesta segunda-feira, 22, o ciclo de atualização sobre dengue e Influenza A (H1N1) para os agentes de endemias da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A capacitação acontece das 8 às 17 horas, e vai até quarta-feira, 24. A formação está sendo ministrada no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), situado na rua Luis Carlos Prestes, bairro Ponto Novo.
Ao todo, 320 agentes de endemias vão passar pela atualização. Serão quatro turmas com 80 pessoas cada, divididas em dois turnos. No período da manhã, acontece a atualização sobre dengue, e à tarde os profissionais participam da capacitação sobre a influenza A.
"O agente de endemias trabalha dentro das casas e pode observar se as pessoas apresentam algum sintoma de dengue ou gripe. Por isso a necessidade de capacitar e atualizar esses profissionais, para que eles identifiquem os sintomas e possam encaminhar os pacientes à unidade de saúde mais próxima", explica a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante.
Roberto Messias, que é agente de endemias de Aracaju há sete meses, ressalta a importância de participar da capacitação. "Essa é uma ótima oportunidade de relembrar alguns conhecimentos e se atualizar no tocante aos novos dados em cada uma dessas áreas. Além disso, podemos melhorar as ações de educação permanente em saúde, fazendo com que os moradores das residências que visitamos se tornem verdadeiros parceiros dos agentes de endemias", destacou.