Com o objetivo de qualificar os trabalhos de combate à poluição sonora, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está realizando o 'Curso de Capacitação para Estudo de Propagação, Medição e Controle de Ruído'. A capacitação tem duração de 20 horas e acontece ao longo desta semana.
Segundo o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Antônio Carlos Mota, o curso dará mais dinamismo às operações de fiscalização. "Trabalharemos a fundamentação teórica e prática da poluição sonora para melhorar a nossa atuação", explica, acrescentando que além de fiscais da Emsurb, homens do Pelotão Ambiental também participam do curso.
"Ao final do curso, o participante será capaz de compreender a norma ou legislação aplicável, entender o equipamento utilizado, saber interpretar a lei e atuar na resolução de conflitos", destaca o professor João Victor Maia d'Avila, engenheiro ambiental da Ambientec Consultoria Ltda.
"A capacitação será importante para renovar os conhecimentos. Toda a equipe que lida diretamente com o combate à poluição sonora, e até mesmo os servidores que atuam indiretamente, está participando", afirma Antônio Pereira.
"O impacto ambiental e a legislação também terão destaque durante o curso. Após a explicação e o entendimento da teoria, vamos colocar o aprendizado em prática indo até as ruas", antecipa Márcio José Brito.