Equipe da PMA registra e acompanha demandas da população

Sempi
25/02/2010 08h42
Início > Notícias > Equipe da PMA registra e acompanha demandas da população

Encaminhar e acompanhar a realização de obras e a oferta de serviços solicitados diretamente pela população aracajuana. Esse é um dos papeis da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP), desempenhado regularmente por sua equipe de planejamento, que mantém a administração municipal informada sobre as necessidades dos moradores de cada bairro da capital.

Formada por quatro servidores, a equipe de planejamento percorre os quatro cantos da cidade coletando informações junto às comunidades. "Nosso objetivo é documentar as ações municipais concluídas e as demandas da população", explica o coordenador de planejamento da SEPP, Altamiro Brito.

O resultado do trabalho da equipe é reunido anualmente no Plano de Investimento do Município. O documento contem o relatório das visitas da equipe às unidades da Prefeitura e espaços públicos, como praças, parques, ruas e avenidas. O grupo notifica as realizações da administração municipal, bem como recolhe as solicitações dos cidadãos. O trabalho é feito em conjunto com os delegados que representam cada bairro.

Para facilitar o serviço, os bairros de Aracaju foram divididos em seis distritos. Esta semana, é a vez dos bairros América, Capucho, Novo Paraíso e Olaria, que compõem o 4º distrito, receberem a equipe de planejamento da SEPP.

Vistoria

Em cada uma das visitas, os integrantes da equipe de planejamento utilizam como guia os relatórios feitos periodicamente e que no final do ano dão origem ao Plano de Investimento, entregue ao prefeito Edvaldo Nogueira.
No momento, a equipe de planejamento da SEPP prepara o relatório referente ao mês de março e realiza visitas ao 4º distrito da capital, que inclui os bairros América, Capucho, Novo Paraíso e Olaria.

Uma das unidades da Prefeitura vistoriadas foi a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Joaquim Cardoso de Araújo, no Bairro América. A escola passou por uma reforma no início de 2009 e equipe de planejamento foi ao local verificar o estado de conservação e as novas demandas.

A coordenadora da EMEI, Edmary Santana, está satisfeita com a reforma, mas afirma que ainda são necessários alguns ajustes na escola. "Já fiz a solicitação à Secretaria de Educação. Com essa visita da Secretaria de Participação Popular, nosso pedido será reforçado e esperamos ser atendidos rapidamente", afirma a coordenadora.