Será realizada nesta quarta-feira, 3, a Aula Inaugural 2010, que marca o início do ano letivo na rede municipal de ensino. O evento acontece no Teatro Tiradentes, a partir das 9 horas, e tem como tema central ‘Leitura e escrita: compromisso de todos'. Promovida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a aula inaugural acontece todos os anos, com o objetivo de desejar boas-vindas aos professores e apresentar os avanços na Educação do município.
Nesta edição, além de apresentações artísticas com o grupo de balé da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora e do projeto Laborarte (Laboratório de Artes), haverá palestra temática com a doutora Maria Aparecida Ribeiro, especialista em formação de professores.
De acordo com o diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes, a estimativa é que participem do evento cerca de 600 professores. "É um número expressivo para lançarmos as bases para o programa de formação continuada ‘Horas de Estudo' neste ano. Pretendemos melhorar a qualidade do ensino na rede a partir da leitura e da escrita, pensando na compreensão de mundo e nas habilidades específicas de cada aluno", explica Evilson Nunes.
Boa parte das escolas municipais de Aracaju deu início ao ano letivo em fevereiro, mas outras unidades estarão reiniciando suas atividades a partir deste mês de março, mais precisamente nos dias 3 e 8. Em de decorrência da última greve dos professores do município e de reformas das unidades de ensino, algumas escolas darão início ao ano letivo 2010 no mês de abril.
Melhorias
Para adequar o espaço físico das escolas municipais às necessidades de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Aracaju continua investindo na reforma, ampliação e construção de unidades de ensino da capital. Através de um convênio de manutenção física, o município vem executando serviços de pintura, revisão elétrica e hidráulica, além de cobertura em várias escolas.
Segundo a diretora de Planejamento da Semed, Tereza Hortência, o calendário escolar das unidades que passarão por reformas está sendo reformulado. "As reformas nas escolas citadas visam melhorias nos espaços físicos e não vão prejudicar os alunos, uma vez que os Conselhos Escolares, junto às coordenações, estão reformulando o calendário de modo a não interromper o processo educativo em 2010", esclareceu Tereza Hortência.
Entre as unidades beneficiadas com o convênio de manutenção em 2009 estão a Creche Selma Bandeira, o Pré-Escolar e Creche Neuzice Barreto, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Benjamin Alves de Carvalho, Dom Hélder Câmara e Pierre Averan e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto; e nos primeiros meses de 2010, as Emeis Profª Quintina Diniz, Júlio Prado Vasconcelos, Jovino Pinto e a Emef Profª Rachel Cortes Rollemberg.
Quanto às reformas nos espaços físicos, a Emei Dom Avelar Brandão iniciou melhorias no mês de fevereiro. Continuarão com reformas, a partir de março, as seguintes Emefs: Elias Montalvão, José Antônio da Costa Melo [Caic], José Carlos Teixeira, Sérgio Francisco e Letícia Soares.