Edvaldo prestigia convênio para fomento econômico

Agência Aracaju de Notícias
25/02/2010 14h59
Início > Noticias > 40645

Na manhã desta quinta, dia 25, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou da solenidade de assinatura de um dos maiores convênios já firmados entre instituições financeiras em benefício da economia sergipana. O evento formalizou o repasse de R$ 73 milhões do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para o Banco do Estado de Sergipe (Banese). O dinheiro é oriundo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e será destinado ao financiamento dos setores produtivos de Sergipe, através dos micro, pequenos e médios produtores locais.

O ato ocorreu aconteceu no auditório do Banese, agência Augusto Maynard, e contou com as presenças do presidente nacional do BNB, Roberto Smith, e do Governador Marcelo Déda. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, os investimentos que serão feitos em Sergipe com recursos do convênio entre os bancos têm grande importância para o desenvolvimento econômico de Aracaju.

"Grande parte das empresas têm sede na capital. E quando o empreendimento chega em cidades do interior, como é o caso das indústrias que receberão os empréstimos, evita que muitas pessoas venham para a capital em busca de empregos, diminuindo a carga sobre Aracaju", explanou o prefeito. Segundo ele, os benefícios vão além da questão financeira. "Nós recebemos uma ajuda que representa a geração de emprego, renda, progresso e desenvolvimento. E a capital do Estado é beneficiária direta desses investimentos", afirmou.

Apoio

O presidente nacional do BNB, Roberto Smith, destacou a importância do convênio para Sergipe. "As assinaturas de hoje significam a evolução do crédito na economia sergipana. Uma formulação sadia foi o que nos tirou da crise, além da vontade de continuar crescendo e de trazer o desenvolvimento. Por isso o Banese sempre terá o nosso apoio", disse.

Durante a solenidade, Smith fez um importante anúncio. "Acabamos de aprovar a carta consulta para a construção da primeira unidade de energia eólica em Sergipe, o que deve gerar um investimento de R$ 135 milhões. Em breve será uma realidade", informou o presidente.

Contratos

Na ocasião, o governador Marcelo Déda assinou alguns contratos autorizam o financiamento entre os bancos e os produtores. "Não podemos achar que são somente assinaturas. O ato de hoje é muito forte e mostra dois fatores indisfarçáveis. Primeiro, que o Banese e o BNB estão operando juntos, em uma parceria criativa e inovadora. Segundo, que o Banese opera linhas de crédito, universaliza o acesso aos recursos e gera milhares de empregos", destacou o governador.

A Agro Industrial Campo Lindo, Tritex - Indústria de Confecções -, Academia Paulo Bedeu, Samam Diesel, Agro Industrial Camaraí e os micro produtores Rosângela Santana, Teresa Costa Santos e Maria de Fátima Freire são alguns dos beneficiários que já obtiveram financiamentos.

Carlos Vasconcelos, da Agro Industrial Campo Lindo, falou representando todos os empresários contemplados. "Nós temos que mostrar que a classe empresarial de Sergipe vem se desenvolvendo em um ritmo tão bom quanto nos países da Ásia. Os números mostram a pujança dos empresários e de todos os que compõem o setor econômico do Estado. Nós, empresários, devemos muito ao Governo do Estado, e uma prova disso é a assinatura desse convênio no dia de hoje", agradeceu.