Depois do sucesso do Projeto Verão 2010 e do carnaval, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), está trabalhando na organização e no planejamento de uma série de ações para este ano, entre elas as comemorações alusivas ao aniversário da cidade, em março, e o Forró Caju, no mês de junho.
A meta é expandir as conquistas alcançadas em 2009, atraindo um número ainda maior de turistas e oferecendo aos aracajuanos e visitantes opções cada vez mais variadas de lazer, entretenimento, shows, exposições, atividades esportivas e oficinas de arte, entre outras atividades.
As unidades e departamentos da Funcaju estão em fase final de elaboração do planejamento estratégico para este ano. Os trabalhos têm como parâmetro o calendário de atividades do ano passado, que deverá ser ampliado e diversificado.
Cultura e eventos
O ano passado foi bastante movimentado para as diretorias de Cultura e Eventos. O Baile da Cidade, o Carnaval de Todos e o Forró Doce Caju tiveram recordes de público. A Funcaju também comandou a organização do Projeto Verão, do Forró Caju e do Dia de Todas as Crianças, eventos que crescem a cada ano.
O Projeto Freguesia transformou pontos como o Mirante da 13 de Julho, a Praça Olímpio Campos, a Orlinha do Bairro Industrial, a Feirinha do Aratipe, na Orla, e a Praça Tobias Barreto em vitrines para músicos e bandas sergipanas.
Em 2009 foram realizadas discussões importantes para o desenvolvimento da política cultural e de fomento à produção artística. Os debates tiveram espaço reservado na Conferência Municipal de Cultura e na Conferência Livre de Audiovisual, esta última organizada pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, que ofereceu cursos, oficinas e mostras gratuitas de filmes durante todo o ano.
A Orquestra Sanfônica participou de diversas apresentações, levando seus acordes para vários públicos. Foram várias exibições em Aracaju e fora do estado, por ocasião, por exemplo, do centenário de Dona Canô (mãe de Maria Bethânia e Caetano Veloso), em Salvador, e da gravação do Programa Altas Horas, da Rede Globo.
A Escola Oficina de Artes Valdice Teles formou e descobriu novos talentos. As bibliotecas municipais incentivaram a leitura com os projetos a Hora do Conto e Encontro com o Escritor. O Mirante da Praia 13 de Julho e a Galeria Álvaro Santos receberam diversas exposições e mostras, de diversas modalidades artísticas. O Arquivo Público completou 22 anos de preservação das memórias do município.
Esportes
Durante o Projeto Verão, em fevereiro, foram realizadas competições esportivas em mais de 20 modalidades. Em março, em comemoração ao aniversário da capital, aconteceu a 26ª Corrida Cidade de Aracaju e a 5ª Corrida Especial, proporcionando a inclusão de atletas com deficiência.
A Funcaju também apoiou diversas competições: 4ª etapa do Circuito Nordestino de Surf, VXIII Copa Garra de Futebol, XV Gincana Norte-Nordeste de Pesca, V Taça Cidade de Aracaju, XVII Corrida Duque de Caxias, Campeonato Brasileiro de Aquathlon, Campeonato de Patins, Torneio de Futebol de Areia do Conjunto Tiradentes, Aracaju Night Run - Corrida de Revezamento Noturno, Circuito Quarentão de Futebol, Torneio de Integração Juventude Contra Violência, Olimpíada Intergeracional, I Torneio Intercaps e o Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica.
Além das atividades competitivas, o departamento de Esportes da Funcaju desenvolveu o Programa Segundo Tempo, criado em 2003, pelo Governo Federal, com o objetivo de complementar a programação escolar com atividades esportivas, proporcionando socialização e desenvolvimento das crianças e dos jovens. Atualmente, Aracaju conta com 26 núcleos, que atendem alunos de 13 a 17 anos.
Turismo
O ano de 2009 foi marcado pela divulgação e promoção de Aracaju como destino turístico. O departamento de Turismo apresentou as potencialidades da ‘Capital da Qualidade de Vida' através de panfletos, mapas turísticos, vídeos promocionais, materiais publicitários, além da manutenção dos postos de informações turísticas no Mercado Thales Ferraz e na Colina do Santo Antônio.
A Marinete do Forró levou centenas de turistas aos principais pontos da cidade durante o período junino e as férias de verão. O city tour gratuito foi animado por trios de forró pé de serra e monitorados por um guia de turismo.
O departamento de Turismo da Funcaju também foi responsável por divulgar, em hotéis, pontos de atendimento ao turista, bares e restaurantes, os principais eventos da capital, a exemplo do Projeto Verão, Carnaval de Todos, Forró Caju, entre outros. Foi realizado, ainda, um trabalho de divulgação junto a operadores de turismo, agentes de viagem e jornalistas especializados.
Além disso, em 2009 a PMA participou do VI Salão do Turismo - Roteiros do Brasil e do 37° Congresso da ABAV - Feira das Américas. A adesão à Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) é outra conquista alcançada no ano passado, que contribuiu para fortalecer a imagem de Aracaju enquanto destino turístico.