Fiscais da Emsurb concluem capacitação em combate à poluição sonora

Serviços Urbanos
26/02/2010 15h49
Início > Notícias > Fiscais da Emsurb concluem capacitação em combate à poluição sonora

Melhorar o serviço de combate à poluição sonora. Foi com esse intuito que a Prefeitura de Aracaju capacitou toda a equipe de fiscalização da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O Curso para Estudo de Propagação, Medição e Controle de Ruído foi aberto na segunda-feira, 22, e finalizado nesta sexta, 26. Durante toda a semana, os participantes foram orientados com ensimentos práticos e teóricos.

"Com esse curso, tivemos a oportunidade de avaliar melhor o nosso trabalho, principalmente com relação às normas e legislações. Tivemos o cuidado de incluir todos os servidores envolvidos nas atuações, diretamente e indiretamente", destaca o gerente de Espaços Públicos, Antônio Pereira.

De acordo com o tenente Joselnilton, do Pelotão Ambiental, além de qualificar o trabalho de fiscalização, o curso também reforça os vínculos entre os órgãos responsáveis por combater a poluição sonora. "Nas próximas ações em conjunto, atuaremos com maior eficácia. Temos consciência que um órgão supre a necessidade do outro, seja na medição ou segurança", avalia.

Prática

Após a fundamentação teórica, a equipe foi até o Centro da cidade para testar os conhecimentos. Todos participaram de uma simulação de operação com uso do decibelímetro, aparelho que mede os níveis de ruído.

"Além de observar a fonte emissora de som e a localização do reclamante, devemos levar em consideração todo o meio ambiente, como o fator chuva, o horário, o fluxo de pessoas, e até mesmo as pessoas conversando", explicou o professor Márcio José Brito, engenheiro ambiental da Ambientec Consultoria Ltda.

Na oportunidade, o professor deu dicas e passou orientações que serão úteis no momento da utilização do decibelímetro. "O microfone é peça vital, não pode ter uma barreira acústica, pois isso irá interferir na vibração sonora, e, consequentemente, no resultado da medição", disse.

Aprovação 

A aula prática chamou a atenção dos transeuntes, que elogiaram a iniciativa. "Estou adorando saber que a prefeitura faz um trabalho sério em benefício de todos. A qualificação da mão de obra é de grande importância para melhor atender o cidadão. Eu fico incomodado com a poluição sonora das lojas daqui, às vezes não consigo nem falar ao celular", comentou o autônomo, Gilvânio Vieira dos Santos. 

Para denunciar os casos de poluição sonora em estabelecimentos comerciais, o cidadão deve entrar em contato com a Emsurb, através do Disque Denúncia (79) 3179-1222/ 8802-1201, do e-mail emsurb@aracaju.se.gov.br ou via twitter @emsurb.