Edvaldo prestigia lançamento do sinal digital

Comunicação Social
02/03/2010 09h11

No mês em que completa 155 anos de fundação, Aracaju passa a contar com a transmissão digital da TV Sergipe. A cerimônia de lançamento do sinal de alta definição aconteceu na noite dessa segunda-feira, dia 1º, na sede da emissora afiliada à Rede Globo. O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o governador do estado, Marcelo Déda, e o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, que destacaram a entrada de Sergipe na nova era das comunicações.

Segundo Edvaldo, os investimentos da empresa são um gesto de grandeza e de coragem no sentido de construir uma Aracaju e um estado mais modernos, democráticos e independentes. "A TV Sergipe, ao se lançar no que há de mais moderno em termos de transmissão televisiva, orgulha a todos os sergipanos e nos dá a certeza de que vamos construir cada vez mais o progresso e o desenvolvimento regional. A emissora se reinventa, se moderniza, e se soma ao interesse de construirmos um lugar melhor para viver", elogiou.

Ainda de acordo com o prefeito, a TV Sergipe, assim como Aracaju, teve início a partir de um trabalho gigantesco do povo sergipano. "Os empresários e trabalhadores que decidiram que Sergipe também deveria ter televisão de qualidade deram um exemplo de que sempre podemos ir mais além. E é assim que a TV Sergipe segue dando saltos substanciais na sua trajetória para se consolidar como uma empresa de comunicação democrática e que segue os interesses do nosso estado, da nossa gente, trazendo agora o padrão digital para a televisão sergipana", reiterou.

Representando os acionistas da TV Sergipe, o empresário Albano Franco lembrou a história da emissora e ressaltou o trabalho realizado pela sua família e por muitos abnegados que fundaram a primeira rede de televisão no estado, em 1971. "Foi graças a eles que hoje existe a TV Sergipe. Revelo a satisfação dos que fazem a empresa e a confiança do grupo no futuro de Sergipe com os investimentos que fazemos em tecnologia em busca de uma comunicação ainda melhor", apontou.

Nova era

Para o governador Marcelo Déda, a comunicação em Sergipe vive um novo momento. "Estamos aqui para testemunhar uma nova era. Esse novo modelo de TV não se resume a uma melhor qualidade da imagem. Ele significa avanços efetivos da tecnologia e também uma TV mais interativa e infinita em número de possibilidades, dando mais participação e direito de interação ao telespectador. A partir do sinal digital, abre-se um grande horizonte de caminhos para a televisão e também para o mercado, para a comunicação na sociedade", afirmou Déda.

Em todo esse processo, o governador de Sergipe enxerga uma grande vitória para o Brasil. "O governo do presidente Lula apostou numa modelagem capaz de oferecer à nação a capacidade de fazer a transferência tecnológica e de exercer o pioneirismo do ponto de vista da América Latina, pois o modelo escolhido pelo nosso país está caminhando cada vez mais para ser o modelo eleito na América Latina. Isso significa que o sinal digital, além de modernizar a TV brasileira, será um instrumento importante da integração cultural da América Latina", retomou.

A informação reforçada por Déda foi passada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, através de um vídeo exibido na ocasião. "Parabéns à TV Sergipe por passar a integrar o Sistema Brasileiro de Transmissão Digital. Esse procedimento que conclui um trabalho de quase dois anos, em que envolvemos quase 1.200 técnicos, cientistas e engenheiros para decidirmos por um padrão de TV digital que é o melhor do mundo", destacou Costa na gravação.

Vantagens

O lançamento também contou com a participação de representantes da cúpula da Rede Globo, como o diretor geral, Otávio Florisbal. O executivo parabenizou os acionistas e a equipe da TV Sergipe pelo investimento para implantar o sistema digital. "Esse novo modelo vai proporcionar aos telespectadores a possibilidade de ver a programação nacional e local no sistema digital de alta definição de áudio e de imagem muito superiores. E dentro de poucos meses, os sergipanos poderão acompanhar a Copa do Mundo em um padrão de alta definição", afirmou Florisbal.

O diretor geral destacou que, num primeiro momento, o principal impacto será a alta definição de imagens e som. "A qualidade da imagem será melhor que a de um DVD. Com o tempo, outras funcionalidades devem ganhar força: a mobilidade, e a portabilidade, que são a possibilidade de ver TV em carros, notebooks e fones celulares, por exemplo; a multiprogramação, que é a recepção de mais de um programa no mesmo canal, e a interatividade, ou seja, a possibilidade de participar dos programas e fazer compras diretamente pela TV", adiantou Otávio Florisbal.

Presenças

Também prestigiaram o lançamento o senador Antônio Carlos Valadares, os presidentes da Assembléia Legislativa, deputado estadual Ulices Andrade, e do Tribunal de Justiça, desembargador Roberto Porto; os deputados federais José Carlos Machado, Valadares Filho, Jackson Barreto e Eduardo Amorim, os secretários de Estado da Comunicação Social, Carlos Cauê, e de Cultura, Eloísa Galdino; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento, além de prefeitos e secretários de municípios do interior.