Como parte dos eventos programados pela Prefeitura de Aracaju para festejar os 155 anos da capital, a inauguração da creche do bairro América está sendo aguardada com asiedade pela população. Localizada na esquina entre as ruas Haiti e Groenlândia, a nova unidade representa um investimento de R$ 1.124.854,18 na melhoria da educação através da ampliação da rede municipal de ensino. A inauguração acontecerá ainda este mês.
A creche do bairro América será a 20ª da rede pública municipal e a primeira construída na região. A unidade funcionará das 6 às 18 horas e terá capacidade para atender aproximadamente 110 crianças da comunidade e adjacências. O prédio tem 1.157 m² e conta com três salas de aula para crianças acima de dois anos e dois berçários para bebês de 0 a 24 meses, além de um lactário construído em anexo e parque infantil.
De acordo com Rosana Amaral, coordenadora da unidade, todas as salas, além de arejadas, possuem banheiros. "Tudo foi planejado para oferecer conforto e segurança às crianças atendidas. Cada sala terá duas assistentes, o que implica dizer que as crianças não sairão da visão delas. Além disso, todas as janelas são amplas e as áreas são ventiladas. A área externa é dotada de gramado. Preservamos também uma mangueira nos fundos do prédio. Assim que a obra for inaugurada, iremos colocar plantas nas áreas livres. Dessa forma, garantimos às crianças um contato maior com a natureza", conta.
O espaço possui ainda três salas para suporte pedagógico, amplo refeitório dotado de cozinha de apoio, cozinha adjacente com depósitos individuais para alimentos, banheiros, vestiários masculino e feminino, duas salas multiuso para realização de reuniões, festas e confraternizações, área de serviço coberta e descoberta, entrada exclusiva de serviço, além de condicionamento externo para resíduos.
Projeto
De acordo com o engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) Geraldo Santana, responsável pela obra, o aproveitamento do terreno foi completo. "No início da construção, percebemos que havia um desnível no terreno. O projeto foi reformulado e ampliado em quase 500 m². Com isso, o espaço que seria desperdiçado foi aproveitado em formas de depósitos e áreas de circulação", ressalta.
Para o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a creche do bairro América é um marco não apenas para a administração municipal, mas, principalmente, para a qualidade do ensino de base. "O espaço encanta à primeira vista. Elementos lúdicos são apresentados por toda sua área e em diversas cores, o que torna o ambiente mais suave. Temos certeza de que todos os pais terão orgulho e ficarão tranquilos em deixar seus filhos nessa unidade", afirma.
Segurança e acessibilidade
Segundo ele, durante a construção da creche, a preocupação com a segurança e a acessibilidade esteve sempre presente. "Todo o prédio é murado e após a conclusão será instalada cerca elétrica. Nas três entradas, foram construídas rampas. Piso tátil, barras, portas maiores que as normais e banheiros exclusivos complementam os recursos para garantir a acessibilidade e facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência física", destaca Paulo Costa.