Colegiado Gestor da Saúde retoma trabalhos

Saúde
03/03/2010 17h01
Início > Noticias > 40688

O secretário municipal da Saúde, Marcos Ramos Carvalho, retomou nessa terça-feira, 2, os trabalhos do Colegiado Gestor da Saúde, órgão que reúne profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem caráter executivo e deliberativo. A primeira reunião do ano foi realizada no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps).

O encontro reuniu cerca de 30 coordenadores e gestores da SMS. A partir de agora, o colegiado se reunirá regularmente uma vez por mês e poderá ser convocado excepcionalmente para atender situações de caráter emergencial. "Estamos seguindo as orientações e o modelo de administração pública transparente e proativa adotado pelo prefeito Edvaldo Nogueira", afirma o secretário.

Segundo Marcos Ramos, o colegiado fortalece o espaço coletivo e intersetorial, considerado essencial para a gestão da saúde no município. "Ele garante a todos os coordenadores, de forma democrática e solidária, a possibilidade de avaliar acertos, apontar problemas e definir intervenções de gestão coletiva necessárias para melhorar cada vez mais o serviço prestado pela Prefeitura de Aracaju na área da saúde", diz Marcos Ramos.

O Colegiado Gestor da Saúde é formado por representantes do Gabinete da SMS, das Redes de Saúde (Atenção Básica, Urgência e Emergência, Especializada), dos Núcleos e Programas de Saúde (Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Regulação e Auditoria, Comunicação, Jurídico, Saúde do Trabalhador e Educação Permanente).

Pauta

Essa primeira reunião do ano foi para avaliação do Relatório da Ouvidoria do SUS Aracaju e exposição das políticas públicas de Atenção Básica e do Programa Mãe Curitibana, desenvolvidos pela Prefeitura de Curitiba.

Na abertura dos trabalhos, o colegiado foi saudado por Marcos Ramos, que aproveitou para divulgar a programação do aniversário de Aracaju. Em seguida, a assistente social e Ouvidora da SMS, Diana Virgínia Melo, apresentou o Relatório da Ouvidoria de 2009 doSUS Aracaju.

Experiência

Na sequência, as técnicas Ana Márcia Menezes e Cristiani Ludmila Borges, coordenadoras do Planejamento e do Programa Saúde da Mulher, respectivamente, explicaram o funcionamento do sistema de saúde pública da cidade de Curitiba. Recentemente, Ana e Cristiani visitaram equipamentos sociais do SUS de Curitiba.

"Nosso objetivo foi conhecer o modelo de atenção à saúde materna e infantil daquele município, que é referência nacional em redução da mortalidade, entre outras áreas", conta Ludmila Borges. Além delas, também participaram da visita a coordenadora da Atenção Básica de Aracaju e do programa de Saúde Bucal, Eurides Rosa e Iucema Santos.

Sugestões e informes

Após as apresentações e diagnósticos, os gestores opinaram e sugeriram ampliar estudos comparativos das gestões em saúde de várias capitais brasileiras; ampliar as ações do Programa Mamãe Coruja/Aracaju; ampliar o diálogo com o controle social (conselhos municipal e local de Saúde); e manter a regularidade das reuniões do Colegiado Gestor.

Encerrados os debates, os gestores transmitiram informes. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Tânia Santos, informou as estratégias da vacinação contra a Gripe H1N1, que será realizada pela SMS e pelo Ministério da Saúde. Ela também divulgou o II Encontro Temático da Saúde da Mulher em Aracaju, a ser realizado este mês.

A coordenadora de Comunicação, Déa Jacobina, repassou as diretrizes da Secretaria Nacional de Gestão Estratégia e Participativa do SUS, como a adoção da agenda para a implementação do Participa SUS nas esferas estadual e municipal. Já a coordenadora em exercício da Rede de Atenção Psicossocial, Mônica Rocha, falou dos preparativos para a Conferência Municipal de Saúde Mental.