Professores do município recebem homenagem na Aula Inaugural 2010

Educação
04/03/2010 14h55
Início > Noticias > 40695

O início do ano letivo na rede municipal foi marcado por uma grande homenagem aos professores. Reunidos no Teatro Tiradentes nessa quarta-feira, 3, eles participaram da ‘Aula Inaugural 2010', que teve como tema central ‘Leitura e escrita: compromisso de todos'. O objetivo foi dar as boas-vindas aos que trabalham para garantir o direito à educação e apresentar os avanços registrados na atual administração municipal, especificamente nessa área.

A abertura do evento contou com a participação do ballet da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora e dos alunos inseridos no projeto Laborarte (Laboratório de Artes). Em seguida, a professora doutora Maria Aparecida Silva Ribeiro, especialista em formação de educadores, proferiu uma palestra que teve o mesmo tema do evento.

"Tenho certeza que este será um ano de muitas vitórias para a rede municipal de educação, que, entre outros recursos, disponibiliza aos seus profissionais o programa de formação continuada ‘Horas de Estudo'. Outro feito que merece reconhecimento é o projeto ‘Escola Integrada', que propiciará melhorias significativas no processo educativo de crianças e adolescentes", afirmou a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

Ao dar ênfase à importância do ‘Horas de Estudo' para a capacitação de profissionais, Tereza Cristina compartilhou da alegria de ter um dos professores da rede municipal aprovado no concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).  "Wellington José da Silva, que atuava na Emef. Alencar Cardoso, nos encheu de orgulho ao ser reconhecido na seleção com uma das melhores pontuações. O diferencial que o fez aprovado foi o conteúdo adquirido no programa e o fato de participar do mesmo", acrescentou a secretária municipal da Educação.

Percepção

Durante a sua palestra, Maria Aparecida Silva Ribeiro abordou a importância das práticas da leitura e da escrita para a sociedade contemporânea. "A escola precisa investir na qualificação do aluno através da leitura e da escrita, tornando-o capaz de perceber a realidade que o cerca. Já que vive no mundo da informação, ele precisa agregar conhecimentos e valores para questionar fatos antes de acreditar numa verdade absoluta", ressaltou.

De acordo com o professor José Reginaldo dos Santos, da Emef Olga Benário, as informações obtidas na palestra vão contribuir para a elevação da competência educacional. "Tudo que foi debatido diz respeito à cidadania e qualificação do ensino. É com base nesses novos conteúdos que aperfeiçoarei minhas idéias, a fim de desenvolver novos projetos pedagógicos", afirmou.