Câmera na mão e uma idéia na cabeça. Com muita criatividade e energia, adolescentes atendidos por programas sociais da Prefeitura de Aracaju estão participando de uma oficina de fotografia realizada pelo Coletivo Trotamundos e pela Secretaria Municipal de Comunicação em comemoração aos 155 de Aracaju. As atividades começaram nesta sexta-feira, 5, e seguem até sábado, 6, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamin Alves Carvalho, situado no bairro Coroa do Meio.
Inicialmente, os jovens aprendem noções básicas de fotografia, e, em seguida, têm a oportunidade de fotografar sua comunidade e vários outros pontos da cidade, como os mercados municipais e praça Fausto Cardoso, sempre ao lado de profissionais. A idéia é despertar nos participantes um olhar mais apurado em relação às particularidades da capital sergipana. Os trabalhos produzidos pelos adolescentes serão expostos durante todo o mês, nos eventos alusivos ao aniversário da cidade.
"Essa é a continuidade da oficina que fizemos ano passado no Caps [Centro de Atenção Psicossocial] Jael Patrício. A diferença é que a oficina anterior teve mais de dois encontros e foi com adultos. Os adolescentes são muito mais rápidos, têm mais energia. Quero muito ver o resultado final", disse o oficineiro e integrante do Trotamundos, Zak Moreira.
Adesão
Para a coordenadora do Cras Benjamin Alves Carvalho, Maria Cruz, a oficina é uma oportunidade de permitir que os meninos tenham contato com novas formas de arte. "Divulgamos a oficina e a receptividade foi muito boa. Muitos se interessaram e inscreveram. Para os que gostam de fotografar, essa é uma oportunidade para ter contato com a técnica e com a prática", comentou.
"Vim para a oficina porque gosto de fotografia e tive curiosidade. Acho que sou um bom fotógrafo, mas aqui estou aprendendo as posições certas", contou Jhony Carlos Santos, 15 anos, assistido pelo ProJovem e participante da oficina. O adolescente se disse encantado com os ensinamentos sobre composição, simetria, equilíbrio, textura e possibilidades de enquadramento.
Michely Santos, 16 anos, também assistida pelo Projovem, revelou que gosta de fotografia e está adorando a oficina. "Gosto muito de fotografar, principalmente paisagens. Estou aprendendo um monte de coisa que não sabia, principalmente em relação a ângulo, distância e perspectiva", ressaltou a adolescente.
Oficina
A oficina é voltada para adolescentes de 14 a 17 anos que fazem parte do Projovem e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). São parceiros da iniciativa a Produtora Casa de Preto, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Instituto Recriando, responsável pela cessão das máquinas fotográficas utilizadas na oficina, e a Viação Progresso, que cedeu a ‘Marinete do Forró' para o transporte dos jovens e para a exposição dos trabalhos.
Trotamundos
Além de Zak Moreira, o coletivo surgido em 2009 é composto pelos fotógrafos Alejandro Zambrana e Marcelinho Hora. O objetivo principal é disseminar a fotografia como ferramenta de intervenção social e releituras do cotidiano.