Com o objetivo de facilitar o escoamento das águas pluviais, evitando a formação de focos de alagamento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está ampliando a rede de drenagem no bairro Ponto Novo.
Orçada em R$ 59.801,16, a obra foi iniciada no final de fevereiro, com prazo de execução de 60 dias. O novo sistema vai interligar a rede de drenagem da avenida São João Batista à da rua Frei Luiz Canolo Noronha. Com a conclusão da obra, os alagamento que ocorriam no trecho lateral da avenida serão solucionados.
Cerca de 20 operários trabalham diariamente na área. Metade deles está concluindo o recapeamento asfáltico na rua e os demais iniciaram a implantação da drenagem na avenida. O trânsito nas vias foi pouco comprometido, já que agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão no local orientando os condutores de veículos.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a implantação da nova rede de drenagem faz parte do Programa de Prevenção de Alagamentos. "A vazão do sistema vai aumentar em torno de 80%, evitando o acúmulo de água que ocorria na avenida São João Batista. Estamos trabalhando em ritmo acelerado para reduzir ao mínimo os transtornos aos moradores e condutores de veículos que trafegam pelo local", afirma.
Ampliação
A nova rede de drenagem pluvial tem extensão de 250 metros com tubos de 40 centímetros de diâmetro. Desse total, cerca de 40 metros estão sendo implantados na avenida São João Batista e o restante na rua Frei Luiz Canolo Noronha. Com a construção de galerias maiores, a nova rede vai ampliar a capacidade de vazão das águas, principalmente nos períodos chuvosos.