Cerca de 25 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas municipais vão participar do ‘Concurso Literário' que está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), dentro da programação do aniversário de 155 anos da capital. A idéia é estimular a prática da leitura e da escrita, na perspectiva melhorar a qualidade do ensino público.
Serão revelados novos talentos nas categorias desenho, poesia e memória, sendo que, para cada uma delas, a escola poderá selecionar e enviar para a Semed até três trabalhos. As produções literárias devem ter como tema ‘Aracaju, lugar onde vivo e quero viver'.
Os vencedores receberão prêmios como videogame, bicicleta e até computadores. Cada trabalho será orientado por um professor e, no ato da premiação, ambos serão contemplados. Para participar, as escolas interessadas devem entrar em contato com a coordenadoria de ensino fundamental da Semed, localizada à rua Wilson Rocha, 853, bairro Grageru, das 7 às 13 horas e das 15 às 17 horas.
De acordo com o diretor de Educação Básica da Semed e organizador do concurso, Evilson Nunes, o objetivo é desenvolver ainda mais o aprendizado nas salas de aula e despertar o gosto pela literatura. "O concurso vai homenagear a cidade de Aracaju pelos seus 155 anos e estimular a produção textual e artística nas escolas", explica o coordenador.
Obelisco
A participação dos alunos da rede municipal na programação comemorativa também acontece durante a tradicional ‘Solenidade do Obelisco', realizada na próxima quarta-feira, 17 de março, às 9 horas, na praça Ignácio Barbosa, localizada próxima à praça do Mini-Golf.
Uma das integrantes da equipe de handebol feminino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas conduzirá a tocha para acender a pira do monumento erguido em homenagem a Ignácio Barbosa, simbolizando a vida da cidade e a memória do seu fundador.