Prefeitura realiza mutirão da dengue no bairro América

Saúde
14/03/2010 08h33
Início > Notícias > Prefeitura realiza mutirão da dengue no bairro América

A Prefeitura de Aracaju mobilizou cerca de 400 profissionais para mais um mutirão contra a dengue, realizado neste sábado, dia 13, no bairro América. As ações, que integram a programação de aniversário de 155 anos da capital, foram iniciadas com uma grande caminhada pelas ruas da localidade e contou com a participação de gestores, trabalhadores e a população em geral. A iniciativa teve como objetivo mobilizar os moradores a se unir aos trabalhos realizados pelas secretarias e empresas municipais.

Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias visitaram centenas de imóveis para orientar os moradores sobre a prevenção à doença, identificação de sintomas e para procurar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Já as equipes de limpeza removeram o lixo e capinaram o mato nos terrenos baldios encontrados na localidade, que poderiam acumular água e abrigar ovos do mosquito transmissor.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, a ação foi positiva e integra o Plano de Intensificação de Combate à Dengue, que este ano traz como tema 'Todo cuidado é pouco. Não deixe a dengue morar na sua casa'. "A Prefeitura trabalha o ano inteiro na prevenção e enfrentamento a dengue, mas é nos meses do verão que o trabalho tem que ser reforçado, pois é o período em que o mosquito mais se reproduz, por causa do calor mais forte e das chuvas mais constantes, fatores que o favorecem", destacou.

Dentro das atividades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o direcionamento é para evitar a doença, mas também para cuidar melhor das pessoas infectadas. "Explicamos às pessoas quais são os sintomas e destacamos a importância de se procurar a unidade de saúde mais próxima quando esses sinais se manifestarem, inclusive distribuindo adesivos com essas informações, para fixação", resumiu o secretário.

Marcos Ramos ainda lembrou que o número de casos segue o mais baixo dos últimos 10 anos, mas que a Prefeitura e os aracajuanos não podem deixar que cresça o índice de infestação do mosquito. "Hoje tivemos aqui cerca de 200 profissionais da SMS, mas a força dessa mobilização vem mesmo é dos milhares de moradores, que podem e devem colaborar com a Prefeitura, fazendo a prevenção em suas próprias casas. Além disso, a rede municipal de saúde está preparada para os atendimentos necessários", colocou.

Limpeza

O trabalho de prevenção teve o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que recolheu toneladas de entulho e lixo em terrenos abandonados e de materiais inservíveis entregues pelos moradores. "Divulgamos que iriamos às casas das pessoas recolher aqueles objetos que elas não quisessem mais, como forma de incentivá-las a fazer uma grande faxina em seus quintais. Isso ajudará a diminuir a possbilidade de acumulação de água da chuva. É justamente nesses recipientes, como garrafas, jarros ou até tampas, que o moquito da dengue coloca seus ovos", revelou a presidente da Emurb, Lucimara Passos.

Ainda de acordo com Lucimara, durante a limpeza de vias e terrenos, a Emsurb faz um levantamento daqueles espaços que se encontram com irregularidades e emitem notificações para os respectivos proprietários, cobrando soluções. "Estão sendo autuados todos os terrenos que estão com muito mato e com lixo. Também cobramos a colocação de muro ou cerca. Damos um prazo de 15 dias para que os donos regularizem a situação, sob pena de multa", informa a presidente, que encaminhou ao bairro América cerca de 150 operários e fiscais, além de 17 caminhões  e tratores.

A passeata de divulgação do muritão contou com a participação de centenas de moradores e profissionais das secretarias e empresas envolvidas, inclusive do Grupo Teatral 'A Arte de Prevenir é Melhor Que Remediar', da SMS. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Emmannuel Nascimento, e o secretário-chefe do Gabinete do prefeito Edvaldo Nogueira, Bosco Rolemberg.