Oficina dissemina entre estudantes da UFS importância da saúde pública

Saúde
16/03/2010 16h45
Início > Notícias > Oficina dissemina entre estudantes da UFS importância da saúde pública

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando o trabalho de intercâmbio com instituições de ensino superior. O objetivo é despertar nos alunos o interesse pela saúde pública, e fornecer a eles mais informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) da Prefeitura de Aracaju.

Em mais um ação nesse sentido, aconteceu de 8 a 12 deste mês, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), a 3ª Oficina 'O SUS e a Estratégia da Saúde da Família'. O evento teve como público 270 acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) dos cursos de Medicina, Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia.

Os estudantes vão desenvolver estágio curricular nas redes de saúde de Aracaju."A oficina foi uma parceria entre a educação permanente da SMS e os departamentos da UFS com o objetivo de despertar nos acadêmicos o interesse em atuar na saúde pública através do conhecimento sobre o SUS e as estratégias da saúde da família", informa a coordenadora do Ceps, Ângela Leite.

Ainda de acordo com a coordenadora, a integração é fundamental. "Essa parceria é mais um passo importante para consolidar a integração entre as instituições de ensino superior e a SMS, visando a uma melhoria na qualidade dos serviços ofertados aos usuários do SUS Aracaju", ressaltou Ângela Leite.

Para a estudante de fonoaudiologia, Tyara Wanderlei, o curso foi bastante proveitoso. "Além de integrar várias áreas da saúde pública, nós pudemos também conhecer o SUS. Isso vai ajudar muito quando nós formos atuar na área. A maioria dos meus amigos, assim como eu mesma, pretendemos atuar nos serviços públicos", diz a universitária.